Início do conteúdo

Estudantes participam de evento nacional de lançamento de foguetes


Estudantes do Campus Osório embarcaram em uma missão científica e tecnológica. Eles estiveram na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, para participar da 72ª Jornada de Foguetes, um evento de prestígio nacional que reúne as melhores equipes de lançamento de foguetes do Brasil. A competição, que aconteceu de 15 a 18 de setembro, é uma continuação da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) e seleciona os projetos de maior destaque desenvolvidos por estudantes do ensino médio de todo o país.

A participação do campus se deu com apoio do projeto de ensino “Oficinas Olímpicas de Física e Astronomia”, coordenado pela professora de Física Marla Heckler. A delegação do campus foi composta pelos estudantes Ana Carolina Carbajal Sachet, Isabella Rodrigues Rosa, Helena Domingues Cruz e Rafael de Lima Ramos Rodrigues Teixeira, do 2º ano do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio. Eles formavam as duplas que bateram a meta de lançar seus foguetes a mais de 100 metros de distância durante a OBAFOG, no mês de maio. > Leia também: Estudantes se destacam em olimpíadas de astronomia e de foguetes

No Rio de Janeiro, a equipe contou com a orientação e acompanhamento dos professores Alessandro Aquino Bucussi (Física) e André Bilibio Westphalen (Química). Para Alessandro, estar na Jornada de Foguetes representa não apenas o resultado de um trabalho de preparação em equipe, mas também uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências com estudantes de todo o Brasil. “A comunidade escolar do IFRS – Campus Osório celebra a participação de seus representantes, que seguem contribuindo para a divulgação da ciência e tecnologia nacional associada ao desenvolvimento de foguetes”, comemora o docente.

O estudante Rafael Teixeira conta que sua prepararação para o evento começou ainda no ano passado, no seu primeiro ano como estudante do campus. “Me inscrevi em 2024, de forma individual, e com pouco prazo e ainda sem os conhecimentos que tenho no momento, produzi uma base de lançamento mais simples, não obtive lançamentos tão bem sucedidos. Já neste ano, com mais experiência, me inscrevi com minha colega Helena Cruz e, juntos aprimoramos nossos processos e materiais para participação na Jornada de Foguetes”, explica. Para ele, o principal benefício do evento foi a oportunidade de “aprofundar os conhecimentos em astronomia, astronáutica, física e química, por meio de oficinas preparatórias, palestras e atividades práticas de lançamento de foguetes, além do desenvolvimentos de habilidades importantes, como trabalho em equipe, organização e tomada de decisões em situações reais de experimentação”.

Já a equipe formada por Ana Carolina Sachet e Isabella Rosa surgiu de uma atividade de demostração de lançamento de foguetes realizada por Rafael e Helena, para as bolsistas do projeto “Meninas na Ciência: Tecendo Redes”, financiado CNPq e conduzido pela professora Marla, que visa ações em nível nacional e local para promover o interesse de meninas e mulheres pela ciência e incentivar suas carreiras em Ciência e Tegnologia, Engenharias e Computação. Ana Carolina ressalta seu orgulho em integrar uma das equipes do campus a participar do evento, representando o IFRS e também o estado: “Estávamos entre as poucas equipes da região sul que chegaram até a etapa nacional, uma oportunidade que nos possibilitou adquirir conhecimentos enquanto a gente se divertia e conhecia pessoas novas. Aprendemos muita coisas juntos!”.

 

Fim do conteúdo