Ensino
Estudantes participam de evento científico internacional sobre física de partículas
Estudantes do ensino medio integrado, dos 2º anos do curso Técnico em Administração e dos 1º anos do Técnico em Informática, mergulharam no mundo das partículas elementares no dia 1º de abril de 2025, com a participação no Masterclass de Física de Partículas. O evento é organizado pela IPPOG (International Particle Physics Outreach Group), uma rede internacional de cientistas com sede no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) – laboratório que abriga o maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC).
Este é o terceiro ano consecutivo que a atividade é realizada no campus por meio de uma parceria entre os docentes de Física Marla Heckler, Terrimar Pasqualeto e Alessandro Bucussi, e os professores da UFRGS Cesar Bernardes e Gustavo Gil. A iniciativa tem como principal objetivo compartilhar com os jovens estudantes o entusiasmo pela física de partículas, mostrando como as pesquisas sobre as menores estruturas da matéria são realizadas em laboratórios ao redor do mundo.
Na parte da manhã, 73 estudantes participaram de palestras sobre física de partículas com professores e convidados, no Auditório Agnes Schmeling. Destes, explica o professora Alessandro, “29 foram selecionados para aprofundar seus conhecimentos à tarde no laboratório de informática, onde tiveram a oportunidade de analisar dados reais gerados pelo CERN através de um aplicativo de detecção de partículas”.
O interesse pelas estruturas microscópica que formam o Universo foi o que instigou os amigos Arthur Machado Pereira, da 102 INFO, e Pietro Salvi dos Reis, da 101 INFO, a participarem do evento. Eles ficaram em 1º lugar no teste que definiu os cinco estudantes de cada turma para a atividade prática, na qual deveriam analisar cem resultados de colisões de partículas, classificando-as e declarando sua massa. Segundo Arthur, “uma experiência única, que proporcionou trocas diretas com cientistas renamados e com uma turma de Oklahoma que estava desenvolvendo a mesma atividade que a gente”. Pietro completa: “Nos comunicar em inglês ainda no primeiro ano, com pessoas que trabalham no maior acelerador de partículas do mundo… só no IF!”.
Um dos professores organizadores do evento no campus, Terrimar Pasqualetto, já vivenciou presencialmente as atividades desenvolvidas no CERN. Ele visitou o maior laboratório de Física do mundo (Lip) e o maior acelerador de partículas do mundo (LHC) em 2014, quando foi um dos 30 professores brasileiros selecionados para participar do curso Escola de Física do Cern. > Acesse a notícia: Professor do Câmpus Osório é selecionado para participar de curso no maior laboratório de Física do mundo.