Ensino
Estudantes do curso de Licenciatura em Letras vivenciam a prática docente em escola do município
Dezesseis futuros professores de Língua Portuguesa e Inglesa, estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus Osório, iniciaram as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Eles atuarão até o final de 2026 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, com turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental, sob a supervisão das professoras Silvana Pires Silveira e Rovena Zapparoli Dal Ri. O PIBID oportuniza a inserção dos discentes de licenciatura no cotidiano de escolas públicas de educação básica, o que contribui para sua formação profissional e para o desenvolvimento de competências práticas e reflexivas experienciadas no cotidiano escolar.
O início do PIBID no Campus Osório foi marcado pela apresentação dos estudantes selecionados, dos objetivos e da estrutura do programa, pelas professoras coordenadoras Rafaela Fetzner Drey e Luciane Senna Ferreira, em 22 de novembro. Os licenciandos foram selecionados por edital da Pró-reitoria de Ensino do IFRS, que oferecia 192 vagas, em 12 campi . Durante o período de atuação, eles receberão uma bolsa de R$ 700,00 mensais, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na primeira semana de dezembro, os bolsistas realizaram uma visita à escola parceira para conhecer a estrutura, as dinâmicas de funcionamento, os espaços disponíveis e os diferentes elementos que compõem o ambiente escolar, acompanhados pelas professoras supervisoras. Essa imersão na realidade escolar é fundamental para que os futuros professores possam construir um vínculo com o ambiente e planejar suas atividades pedagógicas de forma integrada à realidade da escola.
Durante o verão, período de férias escolares, eles estarão realizando estudos de artigos teóricos conceituais e de documentos institucionais, como regimentos e projetos políticos-pedagógicos. Segundo as professoras coordenadoras, esse momento destaca a importância da observação atenta e da construção de um relacionamento com a comunidade escolar, bases fundamentais para o desenvolvimento das atividades do PIBID, uma iniciativa que visa aproximar as futuras professoras e futuros professores da prática docente desde o início de sua formação, visando, por meio de atividades pedagógicas, fortalecer a articulação entre teoria e prática, formando profissionais mais integrados e comprometidos com a educação básica.
Impacto social e fortalecimento da educação pública
Além de contribuir para a formação dos futuros professores, o PIBID também promove a troca de saberes entre o Campus Osório do Instituto Federal e a escola da comunidade, enriquecendo as práticas pedagógicas e incentivando inovações no ensino. O programa fortalece os laços institucionais com a comunidade, amplia o impacto social e reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade.
Théo Petró, que é estudante egresso do ensino médio do Campus Osório, agora como bolsista do PIBID na disciplina de Lingua Portuguesa, pretende encarar a oportunidade como uma possibilidade de compartilhar seus conhecimentos sobre teatro e adquirir novos sobre docência: “Estar em sala de aula como docente é uma novidade que valorizo como um pré-estágio, o que me dará mais segurança ao final do curso por todo o aprendizado que terei com as professoras envolvidas, que conhecem a fundo como funcionam as escolas públicas. Meu objetivo, com os planos de aula que estamos executando dentro do projeto, é utilizar a expressão corporal, a cena, mesclando com a literatura, para pensar em dinâmicas fora da caixa, que façam da sala de aula um local para construção, experimentação e quem sabe até de decisão do futuro”.
Atribuições dos bolsistas
Os pibidianos são orientados a realizar observações e registros do cotidiano da escola parceira do programa, podendo acompanhar as aulas do professor supervisor e atuar como docentes, a fim de vivenciar atividades didático-pedagógicas. Estão previstos também o estudo e a análise de Projetos Político Pedagógicos; a apuração de informações acerca dos contextos nos quais a escola está inserida, bem como a realização de entrevistas com estudantes, docentes e membros das equipes diretivas.
Outra estratégia do Programa é a realização de registros (diário de campo, fotografia, áudio e vídeo), a sistematização e a descrição das realidades com as quais os licenciandos estarão em contato, bem como a publicação e a discussão dos resultados. Conheça o site do Pibid IFRS.