Início do conteúdo

Estudantes do campus são reconhecidas com o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho


Natalia; secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira; Flávia; Marcella; e reitor Júlio Xandro Heck

Natalia; secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira; Flávia; Marcella; e reitor Júlio Xandro Heck

Uma estudante e uma egressa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório receberam o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho na tarde de sexta-feira, 11 de abril de 2025. Marcella Gonçalves dos Santos é formada no curso de Administração integrado ao ensino médio, e Natalia de Abreu Euzebio é aluna do mesmo curso.

O Jovens Talentos Gaúchos é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul por meio do programa Educar para Inovar, uma parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) com selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Reconhece, anualmente, alunos de escolas públicas que se destacaram em competições do conhecimento e olimpíadas científicas nacionais e internacionais. A premiação deste ano foi entregue a 30 estudantes e 13 orientadores durante a South Summit Brazil, em Porto Alegre, no palco RS Innovation Stage.

Marcella e Natalia são autoras de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS que foi premiado com medalha de ouro na Science Busker Festival, realizado em formato híbrido na África em julho de 2024. O trabalho tem como título “Estudo de extratos aquosos na inibição do agente causal do fungo que provoca a doença do tronco da videira”. Consiste no desenvolvimento de uma forma alternativa de inibir ou retardar o desenvolvimento do fungo Neofisicoccum parvum, causador da podridão descendente em videira, utilizando extratos vegetais. Os extratos de alho, cravo e canela apresentaram resultados promissores no combate ao fungo.

Orientadora tem pesquisas reconhecidas com o prêmio pela quinta vez

A pesquisa é orientada pela professora Flávia Twardowski, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que também foi homenageada na entrega do Prêmio. Esta é a quinta vez que a docente e suas bolsistas levam o IFRS à Premiação: Em 2023, quatro estudantes do IFRS Campus Osório foram agraciadas com o prêmiono ano de 2022, foram três alunas premiadas (Victórya Leal Altmayer Silva, Laura Nedel Drebes e Camily Pereira); no ano de 2021, duas alunas receberam a premiação; e a primeira participação ocorreu em 2019, com uma estudante agraciada (Juliana Davóglio Estradioto).

 

Fim do conteúdo