Geral
Estudantes da EJA da Escola Albatroz são recepcionados no campus para a primeira aula do curso Operador de Computador
O dia 23 de março de 2025 ficará marcado como o início dos estudos voltados à qualificação profissional para 34 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz. O grupo participa do curso Operador de Computador (EJA Integrada – EPT), ofertado pelo Campus Osório de forma concomitante em uma parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Educação de Osório (CRE). Ao longo de 8 meses, nas quartas-feiras à noite, os integrantes serão preparados para ocuparem vagas de trabalho que exijam conhecimentos básicos de informática.
No primeiro encontro, foi apresentada a equipe responsável pelo curso, formada pelos servidores Giane Santos, na coordenação; Bruno Fernandes, Maria Cristina Schefer e Thais Ramos Viegas, como professores; e Vera Gasparetto, bolsista de Permanência e Êxito. Na oportunidade, os estudantes receberam orientações gerais sobre o curso e também um kit do campus, composto por pasta, apostila, estojo, caneta, lápis, borracha e camiseta. Quatro egressos da turma de 2024 prestigiaram os novos alunos e compartilharam os desafios superados e suas trajetórias no curso. A coordenadora Giane Santos ressalta que “além da qualificação profissional, o curso também busca fortalecer o desenvolvimento pessoal e social dos participantes”.
Segundo ela, uma iniciativa que acontece desde 2023 está transformando também a experiência dos estudantes do ensino médio integrado, do curso Tecnico em Informática: voluntários atuam como ‘anjo’, oferecendo suporte aos estudantes do curso de Operador de Computador, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e acolhedor. “O papel do ‘anjo’ vai além do auxílio técnico, abrangendo também o apoio emocional e a promoção de um senso de comunidade dentro da sala de aula”, explica Giane.
Sobre o curso
O curso de qualificação profissional Operador de Computador visa oportunizar o aprendizado da operação de computadores, dos sistemas operacionais mais difundidos no mercado, da manipulação de arquivos e diretórios, de editores de texto, planilhas e apresentações, da navegação na Internet, da comunicação via e-mail, sempre priorizando o exercício pleno da cidadania através da retomada e/ou continuidade dos estudos e capacitação para o mundo do trabalho.
É ofertado desde 2022 por meio de parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Educação de Osório (CRE). Destina-se a estudantes maiores de 18 anos que tenham completado o Ensino Fundamental, e que esteja cursando obrigatoriamente o Ensino Médio na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Em 2024 e 2023 também atendeu estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz. Na primeira turma, em 2022, foi realizado com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco (Ciep).