Início do conteúdo

Estudante egressa Juliana Estradioto é vencedora de prêmio da SBPC


Premiação Pesquisa

Mais uma conquista para o trabalho desenvolvido na área de pesquisa pelo Campus Osório do IFRS foi anunciada no dia 15 de janeiro. Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso Técnico em Administração foi a vencedora no nível de Ensino Médio da 2ª edição do Prêmio ‘Carolina Bori Ciência & Mulher’, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Esta edição premia a categoria ‘Meninas na Ciência’, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.

A jovem obteve notoriedade mundial ao desenvolver, a partir da casca do maracujá, um plástico biodegradável para o armazenamento de mudas que podem ser plantados e criar uma membrana com a casca da noz macadâmia que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético. Ambas pesquisas tiveram orientação da professora Flávia Twardowski.

A vencedora na Graduação foi Raquel Soares Bandeira, graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho sobre “Eficácia terapêutica de uma naftoquinoma contra a leishmaniose”.

O prêmio ainda concedeu duas menções honrosas para cada nível, que foram conquistadas por estudantes do Pará (UFPA) e de Sergipe (Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho) pelo nível Ensino Médio; e do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Sergipe (UFSE) na graduação.

A cerimônia de premiação virtual será realizada no dia 11 de fevereiro, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30. A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

O 2º Prêmio ‘Carolina Bori Ciência & Mulher’ recebeu indicações de 286 candidatas de 116 instituições, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do país. Do total de inscritas, 90 são do Ensino Médio e 195 de Graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanas (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10).

 

> Com informações do matéria disponível no Jornal da Ciência

Fim do conteúdo