Início do conteúdo

Estudante do campus representa o IFRS em evento de formação de jovens lideranças da América Latina


Natália de Abreu Euzebio, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Osório, participou, de 27 julho a 02 de agosto, do evento de liderança promovido pela Latin American Leadership Academy (LALA), em São Paulo. A ação oferece acesso a programas que desenvolvem habilidades de empreendedorismo, inovação social, aprendizagem socioemocional e pensamento crítico. Ela foi a única representante do IFRS, recebendo apoio institucional, e umas das únicas estudantes do Rio Grande do Sul no evento, que registrou também a presença de um estudante do IFFar.

Participaram do encontro 38 estudantes de diversos estados brasileiros, e do Paraguai, Equador e Venezuela, tendo uma presença expressiva de alunos dos Institutos Federais de todo o Brasil. Natália conta que são selecionados jovens latino-americanos de 14 a 20 anos, com base no histórico de engajamento social e no potencial de liderança. A seleção ocorreu por meio de um formulário on-line em que os candidatos precisavam enviar perguntas dissertativas, um vídeo de apresentação e informações complementares, além de participar de uma entrevista virtual.

Segundo a jovem, sua classificação se deu graças às experiências já desenvolvidas ao longo de sua trajetória no IFRS, atuando como bolsista e voluntária nos projetos de pesquisa, ensino e extensão ‘IFMUNdi, promovendo debates e produzindo conhecimento’; STEM Geek 8th’;Clube de Astronomia’; e ‘Estudo da Atividade Antifúngica de Extratos Aquosos in Natura de Plantas na Inibição de Neofusicoccum Parvum’. E também por sua participação no Grêmio Estudantil e em premiações de destaque em feiras de ciências, como o ‘Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho’, em 2025; e a participação nas provas presenciais das ‘Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astronáutica’, em 2023, onde ficou no top 0.07% nacional. Ainda no mês de setembro, ela irá representar o campus na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Joinville/SC. Para além do campus, Natália desenvolve outras atividades que colaboraram para a seleção, como manter um perfil sobre livros no Instagram, desde 2019, e participar de iniciativas on-line como a ‘The Junior Academy’ e ‘AFS Global STEM Accelerators’.

A Latin American Leadership Academy (LALA) é uma instituição sem fins lucrativos que visa desenvolver uma nova geração de líderes diversos, empreendedores e éticos que servirão à região da América Latina. Integra diversas atividades, como sessões sobre liderança, impacto social, autoconhecimento e construção de comunidade. Ao longo da programação, destacou-se uma visita ao Instituto Favela da Paz, localizado no Jardim Nakamura, que promove iniciativas de sustentabilidade e transformação social na periferia, e um jantar de impacto social, experiência de networking com mais de 20 convidados de organizações, empresas, startups e iniciativas inovadoras.

Fim do conteúdo