Em busca de novas práticas: Professora participa de intercâmbio em universidade nos Estados Unidos

Já dizia Esopo (620-560 a.C.), escritor grego conhecido por suas fábulas: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. Essa frase poderia muito bem ser personificada na professora do campus Flávia Twardowski: pequena no tamanho, grande no conhecimento e sempre disposta a aprender ainda mais para ensinar seus alunos. Conhecida pelo trabalho desenvolvido com jovens do campus na área da pesquisa, ela dedicou alguns dias do período de férias escolares para vivenciar mais uma experiência enriquecedora, participando do programa de intercâmbio “English and STEM Integrated Instruction”, na Universidade do Estado de São Francisco, localizada na Califórnia, Estados Unidos.

Única representante do Rio Grande do Sul e de Institutos Federais do país, Flávia integrou o grupo de 15 docentes brasileiros na atividade que tem o objetivo de promover a integração do ensino do STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o ensino de Inglês em escolas públicas do Brasil. De 09 a 25 de janeiro de 2020, visitou escolas públicas, espaços maker e teve  aulas na universidade de São Francisco, participando de diversas atividades de estudo.

Para a docente do Campus Osório, a experiência foi a realização de um sonho: “Sempre quis ver como é a educação nos EUA in loco, pois nas feiras de ciências percebo que os estudantes possuem muita autonomia. As aulas são, na maior parte do tempo, diferentes das que temos aqui no Brasil. Os estudantes não sentam isolados, mas em pequenos grupos. Pude vivenciar como eles trabalham respeito e autonomia com os estudantes (e prezam muito isso!). Uma das escolas que visitei trabalhava a equidade. Trouxe muitas práticas para aplicar aqui em sala de aula e aprendi diferentes metodologias também”, ressalta.

Os professores foram selecionados por meio de um edital da Embaixada Americana, composto por redação, inúmeros formulários e exigência de teste de proficiência em inglês – por conta disso, a maior parte do grupo era composta por docentes da área de línguas ou de escolas bilíngues do país.

Segunda participação em capacitações STEM

Em 2018, Flávia fez parte do Programa STEM TechCamp Brasil, iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). E no ano seguinte, em 2019, o Campus Osório foi representado novamente na atividade pelo professor Claudius Soares.

Os dois colocaram os conhecimentos obtidos em prática com a realização do projeto ‘Meninas na Ciências’ – que visou despertar o interesse para a pesquisa cientifica e tecnológica e estimular a formação de mulheres nas áreas de ciências exatas, computação e engenharias no Brasil, além de aproximar do campus as escolas públicas de educação básica. A iniciativa obteve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para bolsas de pesquisa. Participaram do projeto nove alunas e três professoras das escolas Albatroz, General Osório e Osvaldo Amaral, do nível fundamental, além de três estudantes dos cursos superiores do campus.

Participação em eventos

As pesquisas de estudantes orientados pela professora Flávia Twardowski já foram apresentadas ao mundo em 16 oportunidades, em eventos de renome internacional entre as quais a ‘Intel International Science and Engineering Fair (Isef), considerada a maior do mundo, que deu destaque à estudante Juliana Davoglio Estradioto ao conquistar o 1º lugar na área de Ciência dos Materiais. Em eventos nacionais foram inúmeras as premiações em feiras como a Mostratec (em Novo Hamburgo) e Febrace (São Paulo) – na qual a docente recebeu no ano passado o Prêmio Professor Destaque, que reconhece os esforços na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia. Sua dedicação em incentivar jovens para descobrir o mundo da ciência já virou até reportagem na série ‘RS que inspira’, do portal de notícias GaúchaZH, da RBS, com foco nos segredos e métodos da orientadora multipremiada.