Professor é contemplado com curso STEM na USP

O professor de química do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Cláudius Jardel Soares, participou de seleção e concluiu o curso do programa STEM TechCamp Brasil 2019, realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 11 a 15 de fevereiro de 2019. A escolha dos contemplados foi feita por um comitê composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Embaixada dos EUA no Brasil e do Grupo +Unidos.

Além dele, outros 5 professores dos Institutos Federais do país (IFBA, IFB, IFG e IFPI), 27 gestores de Secretarias Estaduais de Educação e 27 professores de escolas públicas estaduais participaram da atividade, reunindo todas as unidades da federação do país.

O evento conta com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas.

Em 2018, participou do curso ofertado pela USP, a professora Flávia Twardowski, Diretora de Pesquisa e Inovação. Com os conhecimentos obtidos, o campus ofertou o projeto de extensão  “STEM Geek – Praticando sua Ciência” no Campus Osório – que tem como objetivo atender estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio – do IFRS e das escolas públicas e privadas da região.

Cláudius, que já coordenava o projeto ao lado da docente, viu no curso uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos para uma atuação no campus. “Esse curso me qualificou para realizar oficinas práticas, em Espaços Makers, onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa, além da instrumentalização para um movimento em direção a uma educação mais significativa e dinâmica em seus contextos. O objetivo principal é que cada estudante desperte para a ciência do seu cotidiano”, afirmou o professor.

Sobre o programa

O STEM TechCamp Brasil tem como  objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

O programa é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil e uma parceria com o Laboratório de Sistema Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo+Unidos.