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Diversas ações sobre agroecologia, segurança alimentar e nutricional sustentável são desenvolvidas pelo Nea em um ano de atuação
O Campus possui um Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, o Nea. O jornal “Tá Sabendo?” conversou com a professora Lisiane Zanella, presidente do NEA, para apresentar mais detalhes sobre esse núcleo, que entre os diversos projetos e ações já promovidas já plantou mais de 100 mudas no Campus Osório. Confira:
O que é o NEA? O núcleo é um dos instrumentos que consta na Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, e Educação Ambiental – a PIAS – do IFRS. Essa política, junto com o núcleo, consiste em um conjunto de princípios e diretrizes que visam estabelecer a organização, as competências e o modo de funcionamento dos diferentes órgãos do IFRS em relação a implantação de ações que promovam a sustentabilidade institucional, também em concordância com as políticas públicas nacionais, relacionadas com projetos pedagógico institucionais e com o plano de desenvolvimento institucional do IFRS.
Qual o objetivo do NEA? O núcleo procura realizar uma série de ações, como encontros de reflexão, para a capacitação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa sobre a valorização e o conhecimento da agroecologia, da produção orgânica, da segurança alimentar e nutricional sustentável, da educação ambiental e das temáticas afins. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a essas temáticas e auxilia na implementação do Plano Nacional de Alimentação Escolar – o PNAE – e também no Plano Nacional de Educação Ambiental, o PNEA, e também na execução da Política Institucional de Agroecologia Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental, a PIAS.
Quando e como surgiu o núcleo no Campus Osório? Em 2021, em uma ação de arborização realizada no campus com a participação de docentes e técnicos-administrativos, foram plantadas mais de 80 mudas de árvores e trepadeiras. A partir dessa ação vários servidores demonstraram interesse em participar de atividades relacionadas à temática ambiental e segurança alimentar. Então em novembro do mesmo ano, foi criado oficialmente o NEA Osório. Formalizado como um programa de ensino, que tem como bolsistas as estudantes Isadora Girardelo da Silva e Sara de Araújo Lima.
Quem integra o NEA? A presidente é a professora Lisiane Zanella, como secretária a professora Isabel Selistre e vice-secretária Ingrid Caseira. A equipe ainda conta com a representante técnico-administrativa Maria Cristina Scheffer, e outros cinco integrantes do corpo docente do campus (Adriana Silvester Quadros, Agnes Schmeling, Bianca Pugen, Kathlen Luana de Oliveira e Marla Heckler), quatro alunas dos cursos de ensino médio integrado (Gabriella Ribeiro Moreira, Isadora Girardelo da Silva, Sara de Araújo Lima e Yasmim Roso), e uma representante externa, a bióloga Carine Borba dos Santos, egressa do curso de Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Campus Osório.
Quais as ações promovidas pelo núcleo? Neste um ano de atuação, já foram realizadas uma série de atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão ainda estão em andamento. Destacamos os projetos Floresça IFRS, que está contribuindo para a arborização e paisagismo ecológico do campus, e o IFRS Osório Mais Sustentável, que tem como objetivo investigar o conhecimento da comunidade acadêmica interna e externa sobre destinação e separação correta dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, o núcleo promove e participa de várias atividades e ações com instituições parceiras, como movimentos sociais que envolvem questões relacionadas às temáticas abrangidas pelo núcleo. Também propõe o desenvolvimento de conteúdos curriculares e extracurriculares com abordagens multidisciplinares sobre as temáticas abordadas.
Acompanhe o trabalho do Nea pelo perfil do Instagram @nea.ifrs.osorio e confira abaixo mais detalhes de ações já realizadas.
Projeto Floresça
Rosas, moreias e trepadeiras agora compõe o cenário do Campus Osório trazendo mais vida, energia e bem-estar. O projeto de ensino iniciou em maio, com estudantes e servidores encontrando-se nas sextas-feiras e sábados letivos para realizar o plantio de mudas e a manutenção de canteiros e espaços jardinados, com rega e adubação. Conta com 12 alunos, entre as quais a bolsista Yasmim Roso e a voluntária Sara de Araújo Lima.
Segundo a professora Agnes Schmeling, uma das responsáveis pelo projeto, a maior dificuldade enfrentada foi o solo arenoso, que demanda maior preparação do solo antes do plantio. O problema foi solucionado com a adubação do solo, por iniciativa de outro projeto, o Mais Sustentável.
No mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promoveu uma ação de plantio com crianças na praça do bairro Bosques do Albatroz e na praça do bairro Albatroz a ação “Resista como uma Araucária, pela educação pública, gratuita e de qualidade”.
Em setembro realizou a ação “Fincando raízes, criando memórias!”, em parceria com o Programa Pertencer, com diversas atividades de jardinagem, entre as quais plantio de flores e folhagens, remoção de inços, adubação de plantas e o reaproveitamento de troncos de árvores para o embelezamento paisagístico do ambiente de estudo e trabalho. A ideia foi fortalecer laços de pertencimento ao campus, proporcionando um maior acolhimento e bem-estar às comunidades interna e externa, tornando o campus mais verde e mais aconchegante.
IFRS Campus Osório Mais Sustentável
É um projeto indissociável que tem por objetivo investigar o conhecimento da comunidade acadêmica interna e externa sobre destinação e separação correta dos resíduos sólidos urbanos. Realizou uma ação em que identificou as lixeiras do campus em três diferentes tipos de resíduos (orgânicos, recicláveis e rejeitos).
Também promoveu uma campanha de recolhimento de resíduos, onde a cada dois quilos de resíduos orgânicos doados, era dado um ticket para troca de itens em outra atividade desenvolvida pelo Nea, o Brechó Solidário, além de um mimo com ramos de macela.
Criou uma composteira e promoveu uma série de oficinas de compostagem, separação e destinação correta dos resíduos, tanto para a comunidade interna como para a comunidade externa, entre as quais em escolas do município de Maquiné, vinculadas ao projeto Sociedade em Movimento.
Brechó Solidário e Sustentável (feira de escambo)
Realizado na última semana de maio, teve por ideia dar giro a itens que estivessem em bom estado e que não eram mais utilizados, por meio de trocas. Roupas, calçados, acessórios, utensílios de cozinha, decoração foram doados para a ação e os itens que não forem trocados no brechó acabaram destinados para instituições de caridade ou que recebam doações, como a ONG Catavento, Comunidade Amor Alfa, Pastoral da Criança, Aldeia Mbyá Guarani Sol Nascente, entre outras.
BioIF
O projeto de pesquisa objetiva conhecer a biodiversidade de Artrópodes (os insetos, aracnídeos e outros animaizinhos que vemos todos os dias) do IFRS – Campus Osório, buscando conscientizar a população sobre a importância dos Artrópodes e os diversos serviços ecológicos que eles exercem nos ecossistemas.
Através de armadilhas de coleta foi montada uma coleção didática para ser utilizada como ferramenta em aulas práticas interativas e projetos de extensão. A equipe do projeto é composta pelos estudantes bolsistas Arthur Godinho Borges e Henrique da Silva de Andrades, e pelas voluntárias Larissa Cardoso de Aguiar e Letícia Feltrim Alves.
Matos que Curam
A pesquisa busca investigar a biodiversidade de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) no Litoral Norte gaúcho. A ideia do projeto é confrontar as informações encontradas na literatura com os conhecimentos tradicionais de agricultores familiares orgânicos e povos indígenas e quilombola, buscando verificar se há lacunas de conhecimento científico sobre essas plantas e direcionar esforços de pesquisa a conhecer melhor suas aplicações e benefícios com base no conhecimento popular. Atua como bolsista o estudante Nathã Agliardi Bertoli.