Início do conteúdo

Política de Comunicação


 

Aprovada em agosto de 2015, a Política de Comunicação do IFRS apresenta as diretrizes e as posturas a serem adotadas pelo IFRS no relacionamento com os públicos, tendo como preceitos primordiais a transparência, o diálogo e o planejamento. Tem como slogan a frase “Comunicação no IFRS – um compromisso de todos”.

 

O documento reúne valores, objetivos e diretrizes para o relacionamento da instituição com os seus públicos estratégicos. Esse conjunto pode e deve ser utilizado por qualquer pessoa que tenha alguma relação com o IFRS: técnicos administrativos e docentes de todas as áreas, estudantes, estagiários, bolsistas e pessoas da comunidade. Por isso, a frase “Comunicação no IFRS – um compromisso de todos” foi escolhida como slogan para a Política.

Entre os objetivos, está uma relação mais transparente, profissional e cordial com todos os públicos do IFRS, permitindo posturas comuns entre todas as unidades e os setores, o que contribuirá para a consolidação da imagem e da reputação da instituição.

 

Construção

A Política de Comunicação do IFRS foi elaborada a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhasse o desenvolvimento e participasse de cada uma das etapas. A partir de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Política de Comunicação com o consultor externo Wilson da Costa Bueno e com a participação de servidores de outros setores – conforme os temas da Política em pauta -, foram definidos os princípios e as diretrizes que norteiam o documento. Essas definições foram compartilhadas com a comunidade e todos foram convidados a contribuir. Após quase dois anos de  intenso trabalho coletivo, a aprovação do documento ocorreu em reunião do Conselho Superior (Consup) da Instituição em 18 de agosto de 2015

 

Plano de Ação

Com base nas diretrizes da Política de Comunicação, comunicadores do IFRS refletiram e propuseram ações para o aprimoramento da comunicação na instituição. Esse trabalho foi realizado durante o 1º Workshop da Política de Comunicação, em julho de 2016. As sugestões deram origem ao Plano de Ação para a implementação da Política de Comunicação institucional.
Posteriormente, os temas do Plano foram priorizados, com a aplicação da matriz GUT (Gravidade-Urgência-Tendência), e estão sendo implantados por fases. A primeira fase compreende o período de 2017 a 2019 e contempla ações sobre os temas: Mídias sociais e canais de comunicação associados ao IFRS; Comunicação em situações de crise; Campanhas de Ingresso do IFRS; e Preservação da memória.

 

 

Política de Comunicação do Conif

Apesar de ter sido construída anteriormente, a Política de Comunicação do IFRS está em conformidade com a Política de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a qual foi aprovada em outubro de 2017.

 

Última atualização em 06/09/2024

Fim do conteúdo