Apesar de facultativo, campus recomenda o uso de máscaras em ambientes externos

Utilização da máscara é obrigatória no campus

Estamos todos com muita vontade de espalhar sorrisos por aí, sem máscaras, não é mesmo? Mas apesar da queda dos números de casos de  Covid-19 e de mortes pela doença, o novo coronavírus ainda está classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em patamar de pandemia. Com base nesse cenário, o IFRS mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, mas permite que seja facultado o uso em ambientes externos.

No Campus Osório, a Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 facultou o uso das máscaras em ambientes externos em reunião realizada na última segunda-feira, dia 4 de abril de 2022. A decisão veio somente após a queda do número casos na região do litoral norte, quando foram atingidos patamares inferiores a períodos de menor registro de covid-19, como por exemplo, outubro e novembro do ano passado – quando se tinha em torno de 700 pessoas com a doença ativa no litoral. O último boletim da 18ª CRS, de 06 de abril, registra 227 novos casos. Há três semanas eram mais de dois mil e no início do mês de março rondava os sete mil.

O grupo mantém o alerta para os cuidados de prevenção do novo coronavírus, destacando que uso das máscaras continua sendo fortemente recomendado nos locais abertos, principalmente pelo fato de os estudantes ficarem muito próximos uns aos outros. A diretora-geral Flávia Twardowski defende: “Nos pautamos pela ciência e a máscara é uma barreira comprovadamente eficiente para evitar a transmissão da doença. Com a retirada do distanciamento de um metro, inclusive nos espaços internos, ela se torna ainda mais indispensável para a segurança de todos”.

Uso de máscaras e prevenção da covid-19 no IFRS

Por meio de uma orientação emitida em 21 de março de 2022, pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19, o Instituto Federal possibilitou que cada unidade defina sobre o uso de máscaras em ambientes ao ar livre, com base no Decreto  Nº 56.422/22, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O IFRS reforça as medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e evitar aglomerações.