Campus sedia Aula Aberta sobre o golpe de Estado de 1964

Há 60 anos, o Brasil vivia um momento da sua história que ainda provoca marcas profundas na vida da nação: o Golpe Civil-Militar, que deu início à ditadura militar brasileira (1964–1985). Para debater sobre essa lacuna da história, o Campus Osório recebe quatro estudiosos do tema para a Aula Aberta “Epitáfios 1964: para não esquecer”.

A atividade acontece na quinta-feira, 31 de outubro de 2024, no auditório do Campus Osório. Para receber certificação é necessário efetuar inscrições no formulário eletrônico ou no QR Code da imagem de divulgação.

Destinada a estudantes do ensino superior, professores, membros de movimentos sociais e comunidade em geral, a aula aberta é promovida pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Numem IFRS) e Linha III “Direitos Humanos, Educação e Tecnologias”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) Uergs – Litoral Norte, em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e o Núcleo de Orientadores Educacionais do Litoral Norte.

A mediação será feita pela professora Maria Cristina Schefer (professora da Uergs e pedagoga no IFRS – Campus Osório), que reforça a parceria entre instituições e órgãos que zelam pela difusão de ações afirmativas em defesa dos direitos na realização desta, que é a segunda aula aberta sobre Educação em Direitos Humanos que ocorre no campus. A primeira foi em novembro de 2023.