Geral
Campus participa das comemorações de 82 anos da Biblioteca Pública
O Campus Osório se fez presente nas comemorações alusivas ao aniversário de 82 anos da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, ocorrida de 30 de junho a 04 de julho de 2025. Foram duas participações, em meio a uma programação cultural recheada de atrações.
No primeiro dia da programação, a professora Aline De Bona conduziu duas oficinas para lançamento do livro “As dobraduras mágicas“, o qual divide a autoria com Milena Henkel, egressa do curso de ensino médio Técnico em Informática e atual estudante da Licenciatura em Letras. Estudantes de ensino fundamental de 4º e 5 participaram das oficinas, que ocorreram às 14h e às 15h. A obra é fruto do projeto de extensão “Histórias em quadrinhos e dobraduras: a arte sequencial como uma metodologia de aprendizagem”, que foi realizado no ano de 2024.
Na noite de 1º de julho, a docente foi uma das convidadas da roda de conversa “Mulheres escritoras osorienses”, onde cada participante falou sobre suas trajetórias e o gênero que escrevem seus livros. Para Adriana Costa, bibliotecária responsável, a atividade “proporcionou um bate-papo de trocas importantes e necessárias, já que muitas não se conheciam”.
Aline De Bona diz-se honrada pela valorização enquanto mãe-pesquisadora-escritora: “É um reconhecimento da escrita enquanto um movimento no campus com estudantes, técnicos administrativos e professores externo em prol da comunidade, que transpassa a matemática com temas como tecnologia, educação antirracista e diversidade”.
Sobre a Biblioteca Pública
Localizada no principal prédio histórico do município de Osório, que já abrigou a prefeitura da cidade e a Câmara de Vereadores, a Biblioteca Pública Fernandes Bastos é ligada à secretaria municipal de Educação. Após quase dois anos fechada para reformas, a Biblioteca foi reaberta em abril deste ano. Conta com um espaço agradável, que reúne um acervo de mais de 24 mil itens e mais de 7 mil usuários cadastrados.
Durante o mês de junho com a Semana do Meio Ambiente e a Feira do Livro, a Sala Verde, no 2º pavimento, foi reativada, sendo um importante local de educação ambiental utilizado pelas escolas. A Biblioteca ainda disponibiliza ambientes para pesquisa, com mesas e cadeiras, além de computadores com acesso à internet, ofertando o empréstimo de livros à população e ainda no 2º piso, um espaço privilegiado com telão para a exibição de vídeos e cine debates.