Evento
Campus Osório participa das Mostras de Arte e de Audiovisual do IFRS com bandas, grupo instrumental e pintura
Música, teatro, dança, vídeo e arte visual. A atmosfera artística dos campi do IFRS tomou conta da Casa das Artes de Bento Gonçalves, nos dias 7 e 8 de outubro de 2025, com a realização da XII Mostra de Arte e a III Mostra de Audiovisual do IFRS. O Campus Osório se fez presente no evento com uma delegação de 27 componentes, entre estudantes e servidores, que participaram ativamente das 15 horas de programação intensa como representantes das bandas E.G.O, Panta Rhei e Samsara, do grupo Instrumental Gaia e com a pintura a base de pigmentos naturais “Raízes de Resistência”.
A Mostra teve início com a performance teatral “Abaixo de mau tempo: o que nos resta”, do grupo Artes da Cena, do IFRS Campus Veranópolis, em uma analogia às perdas ocorridas durante as enchentes de maio de 2024. Na sequência, foi realizada a abertura oficial no Anfiteatro ‘Ivo Antônio Da Rold’, com a presença das pró-reitoras de Extensão, Marlova Benedetti; e de Administração, Tatiana Weber (também representando o reitor Júlio Xandro Heck); do diretor de Assuntos Educacionais, Neudy Demichei; e do secretário de cultura do município, Evandro Vinícius Manes Soares.
A apresentação da recém criada banda “IFalcatruas”, formada pelos servidores do IFRS, colocou o público para dançar e cantar, com um repertório de recheado de clássicos do pop e rock nacional e internacional. A formação é composta por Bruno Serra Acosta (Osório) na guitarra e vocal; Maurício Ivan dos Santos (Canoas) no baixo; Nícholas Fonseca (Farroupilha) na guitarra e vocal; e Rafael Souza Palmeira (Osório) na bateria.
Durante todo o evento, trabalhos de artes visuais ficaram expostos na Galeria de Artes Visuais. No local, puderam ser conferidas pinturas, desenhos, fotografias e esculturas que utilizam técnicas como grafite, lápis de cor, tinta acrílica, óleo sobre tela, papietagem, dentre outros. Entre as obras, estava a pintura “Raízes de Resistência: Mulheres Negras e Indígenas do Campus Osório, 2025”, concebida com tintas feitas a base de pigmentos naturais pela graduanda de letras Amanda Catarina Cardoso dos Santos, que é bolsista do projeto de ensino “Intervenções do NEABI”, coordenado pela técnica em assuntos educacionais e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) Maiara Alessandra Lopes da Silva.
Ainda na tarde de terça-feira, a sala de cinema da Casa das Artes, teve a maior parte dos seus 130 lugares ocupados pelo público que assistiu os 14 curtas-metragens produzidos por estudantes de cinco campi do IFRS: Alvorada, Erechim, Vacaria, Viamão e Veranópolis. As exibições fizeram parte da III Mostra de Audiovisual, que apresentou vídeos sobre diversidade, economia local, sustentabilidade, direitos humanos, saúde mental, dilemas éticos e conflitos sociais, despertando diferentes emoções e reflexões nos espectadores.
Os curtas contemplaram seis gêneros cinematográficos: quatro documentários, três produções experimentais/conceituais, quatro dramas psicológicos (suspense ou terror), um policial, um de regionalismo histórico e um de ação e aventura. Os seis mais votados online pela audiência receberam premiações e podem ser assistidos nos links disponíveis na notícia: > Produções conquistam a atenção do público na Mostra de Audiovisual.
O segundo dia de evento contou com apresentações musicais, teatrais e de dança, que encantaram o público e destacaram o potencial criativo dos estudantes e servidores da instituição. Entre os destaques, o Projeto Prelúdio, do Campus Porto Alegre; os grupos de teatro do Campus Viamão, com peça que trouxe à cena um tema urgente e necessário: a violência contra a mulher; e do Campus Veranópolis, com “A Encadernadora”. As bandas Revoada, do Campus Caxias do Sul, e E.G.O, Panta Rhei e Samsara, e o Grupo Instrumental Gaia, do Campus Osório.
Também fizeram apresentações, a invernada artística do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Raízes da Cultura, do Campus Farroupilha, e as bandas Musicampus, do Campus Vacaria; “Vozes Delas” Por IF Música Clube, de Veranópolis; Eu sou o Samba, de Alvorada; Afetropia/Proposição, conjunto de violões e conjunto de flauta doce do Projeto Prelúdio, de Porto Alegre; Singulares, de Farroupilha; e Banda The Johnnys, de Canoas.
As bandas do campus são vinculadas à ação de ensino “Incubadora Sonora: prática de conjunto musical no IFRS Osório”, coordenado pelo Rafael Palmeira e Bruno Acosta. Já o Grupo Instrumental Gaia é um projeto de extensão coordenado pelos servidores Kathlen Luana de Oliveira (professora de Filosofia), Rafael Palmeira (professor de Música) e Bruno Acosta (técnico em audiovisual). Confira os integrantes de cada projeto:
– Banda E.G.O: Juliano Stürmer dos Santos Junior (201 INFO), Luã Griebler (202 INFO), João Silva (202 INFO), Bettyna Luiza (201 INFO) e Miguel Angelo (201 INFO).
– Banda Panta Rhei: Bianca de Oliveira Gaspar (301 ADM), Pietro Tressoldi (202 INFO), Lucas Delfino dos Santos (301 ADM), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO) e Dioniso Ilha Antunes (ADS 4° semestre).
– Banda Samsara: Paulo Arthur Robinson do Nascimento (302 INFO), Manuela Rosa Paim da Silva (302 INFO), Giselly dos Santos Rita (202 ADM), Gabriel Libano Ramos (301 INFO), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO) e Pietro Tressoldi (202 INFO).
– Grupo Instrumental Gaia: Samuel Gomes Monni (301 INFO), Murieli Nazario da Luz (301 INFO), Larissa Martins Ribas (301 INFO), Laura Moreira da Silva Fetter (402 INFO), Leonel Dalpiaz Rocha (301 INFO), Helena Domingues Cruz (201 ADM), Paloma Pagno (301 INFO), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO), Pietro Tressoldi (202 INFO), Diego Borges da Silva (301 INFO), Manuela Rosa Paim da Silva (302 INFO) e Richard Silva de Souza (301 INFO).
Veja também:
- Álbum de fotos das mostras de Arte e de Audiovisual estão disponíveis
- Apresentações musicais e produção artística do campus marcam presença nas Mostras de Arte e de Audiovisual do IFRS
- Música, teatro e dança agitam o segundo dia das Mostras do IFRS
- Abertura das Mostras de Arte e Audiovisual tem performance teatral, exposição e exibição de curtas
- IFRS promove mostras de Arte e de Audiovisual aberta ao público dias 07 e 08 de outubro