Início do conteúdo

Campus Osório é selecionado para receber a mostra do 14º Circuito Tela Verde


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou, no final de maio, a relação dos 43 vídeos e dos 615 espaços exibidores selecionados para a 14ª edição do Circuito Tela Verde (CTL). O Campus Osório está entre os designados, representando o IFRS. Além do acesso aos vídeos, a instituição recebe um guia que orienta sobre a realização das exibições.

Foram contempladas instituições de todas as regiões do país e quatro estrangeiras, localizadas no Canadá, Estados Unidos e Moçambique. A seleção considerou critérios que incluíram a conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), o alinhamento com as demais Políticas de Meio Ambiente e a qualidade técnica de som e imagem.

Os vídeos selecionados abordam temas relacionados aos povos e comunidades tradicionais, educação ambiental, biodiversidade, desenvolvimento rural sustentável, meio ambiente, direitos humanos e racismo ambiental, entre outros.  Os materiais serão apresentados no âmbito da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, promovido pela pasta para disseminar temáticas socioambientais das regiões brasileiras, no território nacional e no exterior. Além disso, em parceria com a Ecofalante, foram incorporados a essa edição cinco vídeos da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

No total, serão nove exibições no miniauditório, previstos para acontecer no segundo semestre de 2025.

 

Sobre o Circuito Tela Verde:

O Circuito Tela Verde (CTV) tem por objetivos selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.

Para cada mostra, há chamadas públicas voltadas à seleção dos vídeos e cadastramento das instituições interessadas em se tornarem espaços exibidores. Os locais recebem os vídeos e um guia contendo orientações sobre como promover as ações de educação ambiental no âmbito da mostra. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados. Ao final da realização da mostra, o espaço exibidor envia relatório ao Ministério do Meio Ambiente com informações sobre os resultados alcançados.

O Circuito Tela Verde é desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do MMA. Desde 2009, o CTL já selecionou mais de 500 vídeos relacionados a essa temática e registrou mais de 10 mil espaços exibidores.

Fim do conteúdo