Atividade marca início do curso Educação em Direitos Humanos, ofertado pelo IFRS, em cinco polos no RS

Abertura do curso Educação em Direitos Humanos

Teve início no sábado, 14 de setembro de 2024, o curso de formação continuada Educação em Direitos Humanos, promovido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH).

Os 130 cursistas matriculados, dos polos Osório e Porto Alegre (IFRS), Cerro Largo e Erechim (UFFs), e Pelotas (UFPEL) acompanharam a transmissão on-line da abertura, que foi conduzida pela coordenadora adjunta do curso, professora e pedagoga Maria Cristina Schefer (UERGS/IFRS/ReBEDH) e contou com a participação da pró-Reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti; e do Coordenador-geral de Políticas Educacionais em Educação em Direitos Humanos, professor Erasto Fortes Mendonça. Na sequência, os estudantes assistiram à palestra “Desafios atuais para a Educação em Direitos Humanos”, com o professor Paulo César Carbonari (ReBEDH).

O curso recebeu fomento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), está dividido em oito módulos temáticos que ocorrerão de forma híbrida, até dezembro. Segundo Maria Cristina Schefer, esta atividade de extensão “é resultado de muito trabalho colaborativo entre as instituições parceiras e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e chega num momento importante aos profissionais da educação do Rio Grande Sul, após uma de suas piores enchentes e que fez emergir variadas situações existenciais periféricas”.

No Campus Osório do IFRS, polo sede do curso, depois de assistirem à abertura, os cursistas partiram para uma imersão na escola indígena Tekó Jeapó, no município de Maquiné/RS. A escola fica dentro de uma área da Mata Atlântica e foi bioconstruída após a 1ª Retomada de área no Litoral Norte do Rio Grande do Sul pelo povo indígena Mbyá-Guarani, em 2017.

O curso é destinado a professores da educação básica com formação em licenciatura ou pedagogia plena e se soma às diferentes ações desenvolvidas pelos núcleos de ações afirmativas do Campus Osório (Neabi, Nepgs, Napne e Nea) em benefício da formação docente no Litoral Norte.