Início do conteúdo

Alunos dos técnicos de Guia de Turismo e de Administração realizam visita técnica estratégica a hotel


Visita técnica Guia de Turismo e Administração

As visitas técnicas proporcionam experiências de aprendizado de forma prática e colaborativa. Por isso, integram o projeto pedagógico de alguns dos cursos do campus. Com o objetivo de consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, os estudantes dos cursos Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Administração, subsequentes ao ensino médio, participaram de uma visita técnica ao Tri Hotel Executive Osório, em 11 de novembro de 2025.

A professora do curso de Guia de Turismo, Ana Lúcia Olegário Saraiva, explica que “a atividade multidisciplinar promoveu uma imersão na realidade do setor turístico, integrando os conhecimentos de gestão e operacionalidade turística, e oferecendo aos alunos uma visão prática e holística sobre o funcionamento de um meio de hospedagem. Eles puderam visualizar a aplicação imediata de conceitos teóricos em um ambiente de alta complexidade operacional”.

A visita foi planejada para atender às necessidades formativas de ambos os cursos, focando na interconexão de suas áreas. Para o Turismo, permitiu analisar os padrões de hospitalidade, a qualidade da experiência do hóspede, a logística de serviços (como check-in/out e governança) e a forma como o hotel se integra ao destino turístico de Osório. Para a Administração, observar a estrutura organizacional, os processos de gestão financeira, de pessoas e de estoques, além das estratégias de marketing e sustentabilidade aplicadas na operação hoteleira. E de forma interdisciplinar, ao compreender a relação custo-benefício dos serviços e como as decisões administrativas impactam diretamente a satisfação e a experiência final do turista.

Para a docente, a experiência prática é fundamental para a formação de um profissional completo. “Elas contribuem no desenvolvimento das competências inerentes a estes profissionais. E quando realizadas em conjunto com outros cursos, prepara os estudantes para serem profissionais mais completos e adaptáveis, capazes de atuar não apenas em suas áreas específicas, mas também de promover a integração de setores para a excelência e o desenvolvimento do turismo regional, resume.

 

Viagens técnicas em Viamão, Porto Alegre, Gramado e Torres

Outra atividade essencial na preparação dos estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo são as viagens técnicas. Elas possibilitam aos futuros guias de turismo a experiência de planejamento e condução de roteiros em ambientes com perfis de demanda e infraestrutura variados. Ao longo do semestre, o grupo percorreu destinos estratégicos no Rio Grande do Sul: Viamão, Porto Alegre, Gramado e Torres.

As iniciativas envolvem a identificação de atrativos, reconhecendo in loco os principais pontos turísticos, culturais e históricos de cada município; a análise da infraestrutura, possibilitando avaliar a qualidade e os demais elementos que compõe os serviços de apoio ao turista; e a gestão de roteiros, praticando a logística, o gerenciamento de tempo e a narrativa adequada a cada tipo de público e local visitado.

Em Porto Alegre, o grupo observou a dinâmica do turismo urbano e cultural. Em Viamão, o foco recaiu sobre o turismo rural e ecológico, identificando potencialidades e desafios na preservação. Já em Gramado, um dos maiores ícones turísticos do país, a ênfase foi dada ao turismo de eventos e de experiências qualificadas, além da alta exigência em gestão de fluxo e hospitalidade. Em Torres, os futuros guias de turismo transformaram a teoria em prática, aprimorando suas habilidades na interpretação de atrativos naturais.

Fim do conteúdo