Geral
Aberto o segundo período para solicitação dos auxílios estudantis
Iniciou no dia 19 de janeiro de 2026 a segunda etapa de inscrições para solicitação dos auxílios estudantis. O período é direcionado os estudantes que ainda não recebem os benefícios, inclusive os ingressantes aprovados no Processo Seletivo 2026/01, e segue aberto até 26 de fevereiro.
Para se inscrever, acesse o Sistema de Assistência Estudantil, faça a identificação pelo gov.br e preencha o questionário socioeconômico de maneira completa, incluindo as documentações listadas no edital. O estudante pode contar com dois tipos de auxílios financeiros:
- Auxílio Permanência: trata-se de apoio para despesas acadêmicas gerais. A seleção é feita através de avaliação socioeconômica da vulnerabilidade do estudante e de sua família. Cada estudante pode ser classificado em três grupos diferentes de pagamento.
- Auxílio Moradia: é um apoio destinado para despesas de moradia para o estudante que necessita mudar de cidade para estudar.
Os dois benefícios podem ser acumulativos, inclusive com outras bolsas concedidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ou pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo dos auxílios estudantis é subsidiar os estudantes em despesas relacionadas às questões acadêmicas, para fortalecer sua condição de permanência e êxito nas atividades acadêmicas.
O edital (Nº 33/2025) que estabelece as normas referentes aos auxílios estudantis para 2026 foi publicado em dezembro e prevê três etapas de inscrições ao longo do ano. A primeira era destinada à renovação do benefício pelos estudantes que já o recebiam e encerrou em 9 de janeiro; a segunda é a fase atual, para os que ainda não possuem auxílio estudantil, inclusive os ingressantes aprovados no processo seletivo – período que segue até 26 de fevereiro; e a última está prevista para o segundo semestre, de 15 a 19 de junho.
Os resultados das etapas serão divulgados nos murais físicos do Campus Osório e no site do Campus Osório, conforme cronograma estipulado no edital.
A distribuição dos auxílios será realizada conforme os recursos disponíveis para a Assistência Estudantil do IFRS e os valores pagos serão definidos a partir do orçamento disponível e do quantitativo de estudantes beneficiados. O recebimento mensal dos benefícios está atrelado à frequência de 75% nas aulas.
Caso o estudante venha a necessitar de auxílio permanência e/ou moradia fora do período das etapas de inscrições, poderá requisitá-lo na modalidade emergencial. Mesmo deferido, o pagamento será atrelado à disponibilidade de recursos orçamentários do campus.
> Mais informações no e-mail assistencia.estudantil@osorio.ifrs.edu.br ou telefone (51) 3601-3529.