Geral
Abertas as inscrições para o doutorado em Educação para servidores do IFRS
São ofertadas 20 vagas, cujo ingresso ocorrerá pelos sistemas de ampla concorrência e de reserva de vagas. As aulas têm início previsto para março de 2025.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de 16 de fevereiro de 2025, exclusivamente pelo endereço eletrônico que consta no Edital 20/2024 Ufrgs/Faced (que rege este processo seletivo), momento no qual devem ser inseridos uma série de documentos em formato PDF, disponíveis no edital:
– Formulário de inscrição preenchido e assinado;
– Cópia de documento oficial de identificação com foto e/ou passaporte e/ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
– Cópia do diploma de mestrado (frente e verso) ou documento da instituição de origem que ateste ter sido realizada a defesa de dissertação ou, ainda, documento apontando a previsão de titulação em data anterior à matrícula no PPGEDU indicada no cronograma (anexo I do edital);
– Cópia do histórico escolar do mestrado;
– Currículo atualizado da Plataforma Lattes para brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil ou em formato livre para estrangeiros que não possuam currículo na Plataforma Lattes;
– Memorial Descritivo em formato PDF, tendo entre cinco e oito páginas (incluindo notas e referências bibliográficas), em expresso acordo com as instruções de formatação constantes no anexo VI do edital;
– Anteprojeto de Pesquisa em formato PDF, tendo entre 10 e 12 páginas (incluindo notas e referências bibliográficas e sem capa), em expresso acordo com as instruções de formatação constantes no anexo V do edital.
Para consultas ou algum esclarecimento, a secretaria do PPGEDU poderá ser contatada pelo e-mail [email protected], ou presencialmente, na sede do Programa, na avenida. Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação, 7º andar, em Porto Alegre/RS.
Processo de seleção
O processo de seleção consiste na análise do anteprojeto de pesquisa, do currículo Lattes, do Memorial Descritivo e da entrevista dos candidatos. Ao conjunto das avaliações será atribuída uma nota de 0 a 10, que resultará da média das notas obtidas com os seguintes pesos:
– Anteprojeto de pesquisa: 3,0
– Currículo Lattes: 1,0
– Memorial Descritivo: 3,0
– Entrevista: 3,0
As aulas têm início previsto para março de 2025.
O programa possui três eixos norteadores, dentro dos quais as linhas de pesquisa se agrupam:
Eixo temático 1 – Conhecimento, Subjetividade e Práticas Educacionais: Aglutina prioritariamente as temáticas comprometidas com a constituição do sujeito, sua aprendizagem, seus modos de subjetivação e a produção de conhecimento no interior das relações complexas, de diversas ordens, que compõem o ato educativo.
Linhas: arte, linguagem e currículo; aprendizagem e ensino; tecnologias digitais na educação.
Eixo temático 2 – Políticas de Formação, Políticas e Gestão da Educação: Voltado para as políticas que atravessam o campo da educação nas suas mais variadas intencionalidades e nos múltiplos campos do fazer-pensar em que se projeta o ato educativo.
Linhas: história, memória e educação; estudos sobre infâncias; políticas e gestão de processos educacionais; educação, culturas e humanidades; educação especial, saúde e processos inclusivos; trabalho, movimentos sociais e educação; sociologia e história da educação.
Eixo temático 3 – Cultura, Currículo e Sociedade: Considera as relações entre cultura, sociedade e currículo nas suas dimensões educativas tanto produtivas quanto reprodutivas.
Linhas: educação, sexualidade e relações de gênero; estudos culturais em educação; escrileituras, artistagens e variações.
O PPGEDU/Dinter
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) é vinculado à Faculdade de Educação da Ufrgs. Articula sua proposta formativa a partir de demandas sociais, científicas e acadêmicas da área.
As linhas e projetos de pesquisa, as disciplinas, as teses e dissertações e a produção bibliográfica e técnica do corpo docente e discente expressam a inserção político-social no âmbito dos avanços e impasses da Educação brasileira, em especial a Educação Básica, em consonância com os objetivos históricos do Programa.
A parceria entre o IFRS e o PPGEDU/Ufrgs para a qualificação de profissionais de nível superior foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em setembro de 2024.
Informações completas no edital
Live de divulgação: https://www.youtube.com/live/A6CSsEC4cV0
Site do Programa: https://www.ufrgs.br/ppgedu/