Início do conteúdo

Estudantes representam o campus em dez eventos científicos no mês de outubro


Outubro já se firmou como o mês dos eventos científicos. Isso porque desde 2004, o governo federal promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A atividade, que conta com a parceria de estados, municípios, universidades, escolas e instituições de fomento ao ensino e à pesquisa, foi realizada esse ano dos dias 21 a 27. O objetivo da SNCT é dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa, popularizando esse tipo de conhecimento. E o Campus Osório participou ativamente desse movimento, levando estudantes a dez mostras e compartilhando conhecimentos por meio de mais de 30 trabalhos.

Somente na 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu de 22 a 24 de outubro de 2019 em Novo Hamburgo/RS, foram levadas oito pesquisas do campus, além do projeto ‘Meninas nas Ciências’, apresentado na Mostratec Junior. Quatro premiações foram conquistadas no evento. > Acesse a matéria sobre a participação do campus na Mostratec – maior feira de ciência e tecnologia da America Latina.

 

> Confira os projetos apresentados em cada evento científico e as sete premiações obtidas, além da homenagem feita ao grupo do Coral Jovem:

 

  • 4ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada – MEPEX, realizada nos dias 2 e 3 de outubro

Projeto “Braille Básico”, de autoria dos estudantes do Ensino Médio Integrado Victor de Lucena Santos e Gustavo Benetti da Rosa, orientado pela assistente de alunos Giane Silva Santos e coorientado por Maria Cristina Scheffer.

 

  • IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão d0 IFRS – Campus Rolante , realizada de 17 a 19 de outubro

Projeto “Braille Básico”, de autoria dos estudantes do Ensino Médio Integrado Victor de Lucena Santos e Gustavo Benetti da Rosa, orientado pela assistente de alunos Giane Silva Santos e coorientado por Maria Cristina Scheffer. > Destaque Extensão – Área Lingüística, Letras e Artes

 

  • 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT, realizada de 21 a 23 de outubro na Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), em Belo Horizonte

Projeto “Praticando a extensão através de oficinas lúdicas com escolas de ensino fundamental” , das estudantes Rafaela Bobsin e a Júlia Martins, orientado pela professora Anelise Lemke Kologeski.

 

  • XXXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS / Salão UFRGS / Salão UFRGS Jovem, promovidos no Campus do Vale, em Viamão, de 21 a 25 de outubro

Projeto “As práticas de ensino na constituição da profissionalidade de futuros professores: o papel da ZDP profissional docente”, da aluna da Licenciatura em Letras Maiara Dalpiaz dos Santos, orientado pela docente Rafaela Drey.

Projeto “Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários do IFRS Campus Osório”, de autoria do estudante Lusardo Bittencourt, do curso Tecnologia em Processos Gerenciais, coordenado pelo professor Márcio Pozzer.

Projeto “GEOPEN: tecnologia assistiva para o ensino de geometria plana a alunos deficientes visuais”, das discentes do Ensino Médio Integrado Ana Clara Jardim da Silva, Beatriz Bittencourt de Aguiar, Christian Kossmann Goulart e João Pedro Lopes Bazotti, orientado pela professora Flávia Twardowski e coorientado por Josias Neubert Savóis e Vinicius Fritzen Machado. > Premiação: Destaque UFRGS Jovem Pesquisador
Projeto “Bee Life: influência dos agrotóxicos na vida das abelhas”, das discentes do Ensino Médio Integrado Camila Yumi Tochihara Reyes, Laura Nedel Drebes e Milena Moraes Vedovatto, orientado por Cláudius Jardel Soares e coorientado por Flávia Twardowski.

Projeto “EcoBoard: utilização de resíduos agroindustriais no desenvolvimento de painéis aglomerados”, dos estudantes Júlia Oscar Destro e Lucas Oliveira de Lima, do Ensino Médio Integrado, orientado pela professora Flávia Twardowski e coorientado por Cláudius Jardel Soares.

Projeto “Inseticida Natural a base de Pimenta”, desenvolvido no Meninas na Ciência pelas estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório Ana Cláudia Piñeiro, Amanda Lorenzi e Amanda Ribeiro, juntamente com as professoras Ana Helena Matias Saturnino e Flávia Twardowski. > Premiação: Destaque UFRGS Jovem Pesquisador

 

  • X Mostra Integrada de Iniciação Científica da Unicnec, que ocorreu em 22 de outubro (resultados dos destaques ainda não foram divulgados)

Projeto “Prática de ensino de espanhol utilizando mapas mentais e flashcards”, da professora Karine Medeiros Cunha (rede estadual, que atua como voluntária no projeto de pesquisa coordenado por Augusto Weiand) e da estudante Sílvia Letícia Mesquita Bueno (Letras), com orientação de Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

Projeto “Prática de ensino de Língua inglesa utilizando flashcard”, da estudante Silvia Letícia Mesquita Bueno (Letras) em parceria com a professora Karine Medeiros Da Cunha (rede estadual, que atua como voluntária no projeto de pesquisa coordenado pelo Augusto Weiand), com orientação de Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

Projeto “Pieces of Knowledge: uma revisão sistemática sobre flashcards“, dos estudantes Lucas Alves (ADS), Guilherme Pereira Nunes (ADS), Eduardo Letsch (EMI), com orientação de Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

Projeto “Design de Interfaces de um Ambiente Virtual de Aprendizagem sob a luz de mapas mentais e flashcards“, dos estudantes Eduardo Letsch (EMI), Lucas Alves (ADS), Guilherme Pereira Nunes (ADS), com orientação do Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

 

  • IX Mostra Científica do Campus Restinga do IFRS, realizada nos dias 22 e 23 de outubro

“Programa de ações do NEPGS: educação para a diversidade de gênero e sexualidade”, de autoria das estudantes Maria Luiza Conceição e Fernanda Silva da Rosa com orientação das professoras Luciane Senna Ferreira e Elisa Daminelli. > Destaque nível fundamental, médio e técnico – Manhã

Projeto “Saúde e sexualidade: rodas de debate no IFRS – Campus Osório”, das alunas Maria Luiza da Rosa e Naíma de Oliveira Valadares, orientado pela docente Kathlen Luana de Oliveira. > Destaque nível fundamental, médio e técnico – Tarde

Projeto “Coletivo de debate e foco: gênero, sexualidade e educação”, das estudantes do Ensino Médio Integrado Natally Arboite e Gabriella Bitencourt, orientado pelas professoras Luciane Senna Ferreira e Elisa Daminelli.

 

  • IX Conferência Linguística e Cognição: Diálogos Imprescindíveis, promovida pela Puc Minas, em Belo Horizonte, de 23 a 25 de outubro

Projeto “Uma análise do processo de gramaticalização do verbo ‘chegar’ sob o viés da Gramática cognitiva”, da estudantes do curso de Letras Julia Ferri Pinto, orientado pelas professoras Isabel Selistre e Maitê Gil.

 

  • 8ª Mostra Técnica do Campus Feliz do IFRS, promovida de 24 a 26 de outubro

Projeto “Atividades para consolidação de vocabulário em inglês para gestão e negócios a partir de gêneros textuais”, da estudante Maria Eduarda Borges Pedro, sob orientação da professora Isabel Cristina Tedesco Selistre. > Destaque Ensino – 1º lugar

Projeto “ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório”, das estudantes Gabriela Hahn Pedroso (Licenciatura em Letras) e Gabriela Bocchese Garcez (Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio), orientado pela jornalista Gabriela Silva Morél de Oliveira e coorientado pelo técnico em Audiovisual Bruno Acosta. > Destaque Extensão – Área Comunicação

“Programa de Ações do NEPGS: a relevância e o impacto do diálogo sobre diversidade, gênero e sexualidade no ambiente educacional”, das discentes Fernanda Silva da Rosa e Maria Luiza Silva Conceição, orientado pela professora Luciane Senna Ferreira. > Destaque Extensão – Área Direitos Humanos

Projeto “Coral Jovem”, de autoria do estudante Gabriel Pacheco e Igor da Rosa, orientado pela professora Agnes Schmelling.

Projeto “Clube de Astronomia IFRS – Campus Osório”, orientado pela professora Marla Heckler.

Projeto “Oficinas de Tênis de Mesa no Campus Osório”, de autoria dos alunos Douglas Pereyra e Laura Teixeira, sob orientação da professora Mariana Afonso Ost.

Projeto “Curta IFRS: Proporcionando novos olhares artísticos”, dos estudantes Davi Dall’Agnol e Matheus Viana Stein, orientado pelo técnino em audiovisual Bruno Acosta.

Projeto “Atividades para consolidação de vocabulário em Inglês para gestão e negócios a partir de gêneros textuais”, de autoria de Maria Eduarda Borges Pedro, orientado pela professora Isabel Selistre.

Projeto “Uma análise da participação das gurias do Campus Osório nas equipes esportivas”, orientado pela docente Mariana Ost.

Projeto “Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de ciências inclusivo”, de autoria da discente Fabiola Pelissoli Ferri, sob orientação da professora Marla Heckler.

> O Coral Jovem do IFRS – Campus Osório foi homenageado com um troféu pela apresentação do espetáculo “Não Recomendado”.

 

  • 20ª Mostra POA -Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão – Campus Porto Alegre, realizada nos dias 30 e 31 de outubro

Projeto “Braille Básico”, de autoria dos estudantes do Ensino Médio Integrado Victor de Lucena Santos e Gustavo Benetti da Rosa, orientado pela assistente de alunos Giane Silva Santos e coorientado por Maria Cristina Scheffer.

Projeto “Jogos eletrônicos em microcomputadores: aprenda a programar, divertindo-se (início dos anos 1980)”, de autoria das estudantes Laura Castro da Cunha e Priscila Yasmin Zeferino, sob orientação de Marcelo Vianna e coorientado pela professora Mariana Afonso Ost. > Premiação na área Ciências Humanas – Nível Técnico

Projeto “O microcomputador e suas potencialidades: as aplicabilidades da linguagem BASIC por meio de publicações de informática no início dos anos 1980”, dos alunos Sarah Lima Jaeger, Iris Debastiani de Mello e Maurílio Quadros da Rosa, orientado por Marcelo Vianna e coorientado pela professora Mariana Afonso Ost.

Projeto “Aproximando tecnologia e sociedade – a experiência do dTEC”, dos discentes Iris Debastiani de Mello, Maurílio Quadros da Rosa e Sarah Lima Jaeger, orientado por Marcelo Vianna e coorientado pela professora Mariana Afonso Ost.

Projeto “A história social da informática sob a perspectiva de uma análise publicitária (1967-1978)”, de autoria da estudante Jéssica Lopes Monteiro, sob orientação de Marcelo Vianna.

Projeto “Informática e Educação: promessas tecnológicas na transição democrática brasileira (1981-1985)” da aluna Jaciara Francisco, orientado por Marcelo Vianna.

Projeto “Pieces of knowledge: dialogando com flashcards”, dos estudantes Lucas Pinheiro Alves (ADS) e Eduardo Silva Letsch (EMI), com orientação de Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

Projeto “Prototipagem de um Ambiente Virtual de Aprendizagem sob a luz de mapas mentais e flashcards”, dos estudantes Eduardo da Silva Letsch (EMI), Guilherme Pereira Nunes (ADS) e Lucas Alves (ADS), com orientação de Augusto Weiand e coorientação da professora Patrícia da Silva Campelo Barcellos do PPGIE/UFRGS.

 

Fim do conteúdo