Estudantes
Estudantes do TPG realizam a prova do Enade neste domingo
Alunos do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Osório inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 farão a prova neste domingo, 23 de novembro. Nesta edição, participam 301 estudantes dos cursos superiores de tecnologia e bacharelado dos campi do IFRS.
A prova do Enade terá duração total de 4 horas e será composta por 15 questões objetivas na área de formação geral e 30 questões objetivas e uma discursiva de conteúdo específico, voltadas ao conteúdo próprio de cada área.
A prova será aplicada àtarde, nos seguintes horários:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: 17h30
Os participantes devem comparecer ao local de prova munido dos seguintes itens:
- Documento de identificação oficial e original com foto (RG, CNH, Passaporte, entre outros). Documentos digitais serão aceitos nos respectivos aplicativos oficiais;
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação da prova.
Locais de prova – O Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova já está disponível no Sistema Enade. O documento confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social.
Questionário do Estudante – O Questionário do Estudante deverá ser preenchido por todos os habilitados e inscritos na avaliação teórica do Enade. Sem o preenchimento, o estudante ficará em situação irregular e não poderá colar grau. O prazo para o preenchimento é até este sábado, 22 de novembro de 2025.
O Enade é uma avaliação do desempenho de estudantes concluintes de cursos de graduação que busca verificar o aprendizado em relação aos conteúdos programáticos e o desenvolvimento de habilidades e competências. Faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é obrigatório para os estudantes habilitados de cursos avaliados em cada edição. A avaliação contribui para a definição de indicadores de qualidade da educação superior brasileira e para o cálculo de conceitos dos cursos, entre eles o Conceito Preliminar de Curso (CPC).