Extensão
Ouro, prata e bronze na Olimpíada de Educação Financeira do Tesouro Nacional
Cinco estudantes do Campus Osório foram medalhistas na Olimpíada de Educação Financeira do Tesouro Nacional (OLITEF). João Guilherme da Silva Costa, da 301 ADM, conquistou o ouro com a pontuação máxima (nota 74) e receberá como premiação títulos do tesouro nacional, o chamado Tesouro Selic, no valor de R$ 400,00.
Rafael Rodrigues Teixeira (202 ADM) levou a prata, Anita Camargo de Alencastro (401 ADM), Fabianny da Silva Saraiva (301 ADM) e Giovana Coelho da Silva (201 ADM), bronze. Todos os premiados tiveram mais de 90% de acertos e receberão medalhas.
A prova foi aplicada em setembro, com a participação de 111 discentes. A maior parte das turmas de 2º e 4º anos do curso Técnico em Administração, dentro do componente curricular Contabilidade e Gestão de Custos, ministrado pela professora de contabilidade do campus, Cintia Renz.
Os estudantes responderam a 20 questões de um teste com os temas Educação Financeira Básica, Renda Fixa e Renda Variável. Os resultados finais foram divulgados em 30 de outubro e 27 deles tiveram mais de 70% de acertos.
O medalhista de ouro João Guilherme, que gabaritou a prova, entrou no projeto de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Naf) por já trabalhar na área de contabilidade e ter interesse nos temas relacionados. Ele pretende cursar graduação em Ciências Contábeis e diz se sentir ainda mais motivado com a escolha profissional: “Fiquei surpreso ao corrigir o gabarito e foi muito gratificante ver que todo o esforço recompensou! Tive que estudar bastante para preparar a oficina sobre educação financeira e aprendi mais sobre a área que tenho interesse em atuar. Mas tudo isso só foi possível porque a professora Cintia nos mostrou que existia a Olimpíada e nos apoiou”.
Cintia destaca o incentivo à participação como objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem em temas relacionados à área financeira. E os bons resultados, segundo ela, vieram do “comprometimento, dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido por todos os alunos”, entre os quais o bolsista do Naf, Arthur Boeira (301 ADM) e o voluntário João Guilherme. Eles promoveram uma oficina preparatória para desmistificar siglas e conceitos que envolvem o mercado de capitais.
A preparação para a prova contou também com o apoio dos professores de matemática Eron Magno Aguiar e Silva, Franciele Fey, Aline Silva de Bona e Raira Rössner da Silva, e de física, Terrimar Ignácio Pasqualetto.
Sobre a OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) é uma iniciativa nacional gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, desde cedo, preparando-os para o futuro.
É realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e da B3 – A Bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (Mec) e organização da UpMat Educacional. Promovida com recursos oriundos do programa de incentivo do Tesouro Direto operado pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

