Início do conteúdo

Confira a programação do Novembro Negro do IFRS – Campus Osório


Em 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, data que virou oficialmente feriado nacional no ano passado, por meio da Lei nº 14.759/2023. É um momento importante para se debater e sensibilizar em relação a pautas como o racismo, a desigualdade racial, a luta por liberdade iniciada com Zumbi dos Palmares e a valorização das nossas raízes africanas. Para marcar essa data, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Osório realiza o Novembro Negro.

A programação conta com cinco atividades, sendo que as primeiras iniciam na próxima semama, 10 de novembro, com o espetáculo de dança afro-brasileiraOkànijó”, no horário da manhã, e o espetáculo teatralIya Dudu”, no horário da tarde.

> O projeto de dança afro-brasileira “Okànijó”, apresentado pela atriz e instrutora de dança Jaque Santos, aborda o racismo e outras questões raciais, intercalando coreografias de dança e narrativas sobre o tema.

>> A apresentação teatral “Iya Dudu integra dramatização, música e poesia. O ator, poeta, escritor dramaturgo, documentarista e palestrante, Sérgio Rosa, aborda o racismo através da história de luta e superação de uma mulher negra.

 

 

Confira abaixo as demais atividades previstas e participe: 

Em 12/11, das 19h20 às 20h45, no auditório Agnes Schmeling, será realizado o Cinedebate com o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico, que expõe a realidade de jovens de comunidades carentes que se envolvem com o tráfico de drogas, mostrando o cotidiano desses meninos e a sua busca por um estilo de vida diferente em meio a falta de oportunidades. Ele demonstra a dura realidade da vida nas favelas, a violência e as condições sociais que levam os jovens ao crime.

Nos dias 14/11, das 9h às 16h, no auditório do IFRS – Campus Osório, e 29/11, das 14h às 18h, na sede do quilombo Costa da Lagoa, ocorrerão as atividades do Seminário “Pensando a educação escolar quilombola. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Os participantes receberão certificação. A programação contará com rodas de conversa e palestras a respeito da educação quilombola, discutindo as conquistas e os desafios enfrentados. No evento estarão presentes membros do quilombo Costa da Lagoa e quilombo da Casca, bem como educadores e pesquisadores da temática. A iniciativa é coordenada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Carla Beatriz Meinerz,  e pelo pesquisador Luis Henrique Mioto.

A ação é resultado do projeto “Os dispositivos pedagógicos e de gestão participativa e democrática das escolas não-convencionais”, em parceiria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, UFRGS Litoral, Instituto Federal Campus Osório, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Projeto Quilombo Costa da Lagoa, Coletivo Refazenda, Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos – IACOREQ, Projeto Baobá, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI e Secretaria Municipal de Educação das cidades de Capivari e Mostardas.

E no dia 25/11, das 14h às 16h, no auditório do campus, tem a Sessão de fotos: “Protagonismo Negro, com a proposta de protagonizar os estudantes e servidores negros do campus. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico, ou no QR Code da imagem. As fotos serão publicadas no Instagram do Neabi.

Fim do conteúdo