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Servidores participam de curso voltado ao aprimoramento das práticas de comunicação e de mediação nas relações interpessoais
Um total de 25 servidores do campus participaram, nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, do Curso Prático de Mediação de Conflitos e Práticas de Comunicação Não Violenta. A atividade foi organizada pela Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) diante da necessidade de fortalecer a qualidade das relações interpessoais no espaço de trabalho, promovendo um ambiente mais colaborativo, acolhedor e respeitoso. “Acreditamos que investir em diálogo, escuta ativa e práticas de resolução pacífica de conflitos contribui diretamente para o bem-estar de servidores e estudantes, além de qualificar nosso ambiente de trabalho e a aprendizagem”, destaca Gleidson Barreiro Flores, diretor da área.
Segundo o DAP, essa foi apenas uma das ações planejadas dentro da temática. “Nossa intenção é dar continuidade às iniciativas formativas que incentivem uma cultura institucional baseada no respeito, na empatia e na convivência saudável.
Os encontros foram realizados no Auditório Agnes Schmelling (Bloco A), nos turnos da manhã e da tarde. O público-alvo da ação foram os docentes e técnicos administrativos ocupantes de cargos de direção e seus substitutos, ocupantes de cargos de coordenação e seus substitutos, presidentes de núcleos e de comissões. Mas também foram abertas vagas para os demais interessados no tema.
O curso foi ministrado pelo professor do IFSP Ademar Bernardes Pereira Junior, doutor em Educação e mestre em Políticas Sociais, Direito Público e Mediação de Conflitos. Ele é coordenador do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos (NRPC) e especialista em mediação e práticas restaurativas. Também ministra o curso Mediação de Conflitos e Práticas de Comunicação Não Violenta na Escola de Administração e Treinamento (ESAFI), trazendo uma sólida experiência teórica e prática.
Abordou os seguintes conteúdos: Fundamentos e legislação da mediação de conflitos no serviço público; Técnicas práticas de mediação e análise de estudos de caso; e Integração da Comunicação Não Violenta (CNV) no ambiente institucional e construção de propostas colaborativas. A proposta combinou teoria e prática com situações reais, preparando os participantes para incorporar a mediação de conflitos e a comunicação não violenta na rotina da Administração Pública, fortalecendo uma cultura de diálogo, ética e humanização.

