Início do conteúdo

Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional acontecerá no Campus Osório de 5 a 7 de novembro


Divulgação do VIII Seminário de Desenvolvimento Regional

O Campus Osório sediará o VIII Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER), nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2025. Com o tema “Ambientalidades e desenvolvimento regional no Litoral Norte do RS”, o evento presencial tem por objetivo reunir os programas de pós-graduação da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (PLURD), pesquisadores e profissionais para discutir ações de pesquisa e extensão de modo a gerar reflexos ambientais, sociais e econômicos que promovam o desenvolvimento regional.

Márcio R. O. Pozzer, professor do campus que lidera o grupo de pesquisa do CNPq “Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional” e compõe a Comissão Organizadora do evento, explica que “reconhecer, valorizar e aprender com os modos historicamente situados de apropriação social de processos ecológicos, mediados por distintas culturas, é o que se propõe a fazer no VIII SIDERA. E completa: “A intenção é reflexionar – e suplantar – a ideia hegemônica de ‘natureza a serviço do mercado’, pois nesta, a importância do território, as contradições, os conflitos da apropriação e a existência de classes sociais, tornam-se invisíveis”.

O VIII SIDER terá início na quarta-feira, dia 5/11, às 9h, no Auditório Agnes Schmelling, do IFRS – Campus Osório, com uma apresentação artística de estudantes do campus e a Conferência de Abertura. Contará com palestras, visitas de campo (no dia 6) e apresentação de trabalhos (no dia 7), divididos em 5 GTs: Mecanismos e dinâmicas regionais, territoriais e rurais; Dinâmicas da sociedade, natureza e cultura; Urbanização, suas dinâmicas e contradições; Temas emergentes do desenvolvimento regional; Extensão, educação e desenvolvimento regional.

O evento é organizado em uma parceria entre o Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte e a Rede Aranduassu de Estudos Regionais.

> Para saber mais, acesse: https://www.ufrgs.br/sider2025/

Fim do conteúdo