Início do conteúdo

Apresentações musicais e produção artística do campus marcam presença nas Mostras de Arte e de Audiovisual do IFRS


As bandas Panta Rhei, E.G.O, Samsara, o Grupo Instrumental Gaia e a arte visual “Raízes de Resistência estão confirmadas na programação da XII Mostra de Arte e III Mostra de Audiovisual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocorrerão nos dias 7 e 8 de outubro de 2025, na Casa das Artes de Bento Gonçalves.

O objetivo da Mostra de Arte é dar visibilidade às produções artísticas em suas diversas linguagens e especificidades, e compartilhar o que é desenvolvido nos Institutos. Já a Mostra de Audiovisual, além de divulgar as produções audiovisuais da comunidade da instituição, busca discutir sobre as novas perspectivas que as caracterizam. Com isso, serão apresentados nos eventos trabalhos de artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual decorrentes de ações educativas e de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos campi e na Reitoria.

As atividades serão abertas ao público, e estão previstas visitas de escolas do município em alguns momentos. As edições anteriores dos eventos integravam a programação do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, e pela primeira vez ocorrerão de forma independente.

Os quatro projetos de música do Campus Osório apresentam-se presencialmente na Mostra de Audiovisual. Três deles, são vinculados à ação de ensino “Incubadora Sonora: prática de conjunto musical no IFRS Osório”, coordenado pelo professor de música Rafael Souza Palmeira e pelo técnico em audiovisual Bruno Serra Acosta: Banda Panta Rhei, Banda E.G.O e Banda Samsara. O outro, ligado à extensão “Grupo instrumental – Gaia”, é coordenado pela professora de filosofia Kathlen Luana de Oliveira, Rafael Souza Palmeira e Bruno Serra Acosta.

Além dos projetos musicais, estará presente na Mostra a produção de artes visuais “Raízes de Resistência: Mulheres Negras e Indígenas do Campus Osório, 2025” concebido pela graduanda Amanda Catarina Cardoso dos Santos (Letras), bolsista do projeto de ensino “Intervenções do NEABI”, coordenado pela técnica em assuntos educacionais e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) Maiara Alessandra Lopes da Silva.

A pintura ilustra as quatro mulheres negras que compõem o projeto: autora da obra, coordenadora e as demais bolsistas, Lavínia Vieira de Oliveira (202 ADM), e Lívia Santiago de Souza (201 ADM). A arte também incorpora elementos paisagísticos característicos da cidade de Osório, como o Morro da Borússia e a vegetação típica da região. Para a realização da pintura foi utilizado papel reciclado e tintas feitas a partir de água, cola líquida e pigmentos naturais como erva-mate, borra de café, páprica e açafrão, em consonância com práticas de tradições culturais de comunidades indígenas e quilombolas que valorizam a preservação ambiental sem abrir mão da expressão artística.

 

A Banda Panta Rhei tem como integrantes: Bianca de Oliveira Gaspar (301 ADM), Pietro Tressoldi (202 INFO), Lucas Delfino dos Santos (301 ADM), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO) e Dioniso Ilha Antunes (ADS 4° semestre).

 

Fazem parte da Banda E.G.O: Juliano Stürmer dos Santos Junior (201 INFO), Luã Griebler (202 INFO), João Silva (202 INFO), Bettyna Luiza (201 INFO) e Miguel Angelo (201 INFO).

Compõe a Banda Samsara estão Paulo Arthur Robinson do Nascimento (302 INFO), Manuela Rosa Paim da Silva (302 INFO), Giselly dos Santos Rita (202 ADM), Gabriel Libano Ramos (301 INFO), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO) e Pietro Tressoldi (202 INFO).

 

São integrantes do Grupo Gaia: Samuel Gomes Monni (301 INFO), Murieli Nazario da Luz (301 INFO), Larissa Martins Ribas (301 INFO), Laura Moreira da Silva Fetter (402 INFO), Leonel Dalpiaz Rocha (301 INFO), Helena Domingues Cruz (201 ADM), Paloma Pagno (301 INFO), Arthur Calabresi Fonseca (302 INFO), Pietro Tressoldi (202 INFO), Diego Borges da Silva (301 INFO), Manuela Rosa Paim da Silva (302 INFO) e Richard Silva De Souza (301 INFO).

 

Fim do conteúdo