Premiação
Estudantes conquistam medalhas na OBMEP
Quatro estudantes do campus receberam premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram três medalhas de bronze e uma de prata, conquistadas na competição, que teve a segunda fase realizada em outubro de 2024, em Porto Alegre. As medalhas foram entregues aos alunos na terça-feira, dia 13 de maio de 2025.
Medalhistas:
Caetano Todero Seminotti – Medalha de prata (egresso do curso Técnico em Informática);
Samuel Gomes Monni – Medalha de bronze (3º ano do curso Técnico em Informática);
Kamyla Freitas Medeiros – Medalha de bronze (3º ano do curso Técnico em Informática);
Thômas Ximendes Romero – Medalha de bronze (egresso do curso Técnico em Informática e atual aluno do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS).
No Campus Osório, os alunos podem aprimorar seus conhecimentos para participar da competição no projeto de extensão “OBMEP na Escola” que, segundo o coordenador, professor Guilherme Ferreira Monteiro, também à frente do curso de Licenciatura em Matemática, tem como objetivo preparar os estudantes não apenas para a OBMEP, mas também para outras competições matemáticas. “O projeto está em execução desde 2016 e se consolidou como uma importante iniciativa de valorização do ensino de Matemática”. Integram a ação como colaboradores os docentes Fernando Rodrigues de Oliveira e Eron Magno Aguiar e Silva. Para saber mais e participar do projeto “OBMEP na Escola”, contate o professor Guilherme, no e-mail guilherme.monteiro@osorio.ifrs.edu.br .
O estudante Samuel, de 17 anos, relata que durante o ensino fundamental, sua escola aplicava uma prova seletiva para participação nas olimpíadas, e como gostava de matemática, levava o teste mais a sério que os demais colegas. Por conta disso, conquistou sua primeira medalha de bronze ainda no 9º ano, na Escola Estadual Menino Manoel Luiz, da localidade de Emboaba. Como aluno do 1º ano do Campus Osório, em 2023, devido a sua pontuação, foi contemplado com uma menção honrosa. Agora que comemora sua evolução com a conquista do bronze na etapa regional, Samuel já manifesta interesse em participar novamente da competição neste ano.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio, a OBMEP foi criada em 2005. É uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).