Ensino
XVII Jornada Pedagógica marca a abertura do calendário letivo 2025
Professores e técnicos-administrativos participaram da abertura da XVII Jornada Pedagógica do Campus Osório, na manhã de quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025. A atividade foi realizada também no dia 14, direcionada especificamente aos docentes, contemplando palestras e grupos de trabalho.
A Jornada iniciou com um café coletivo no sagão do Bloco A, integrando a comunidade de servidores e seguiu no auditório, com a fala de boas-vindas do diretor-geral pro tempore Marcelo Paravisi. Na sequencia, foi realizada a cerimônia de homenagem aos servidores do campus que completaram uma década de serviço público federal no ano de 2024, denominada “Servidor 10 anos”. Receberam a honraria os servidores Aline Dubal Machado, Bruno Serra Acosta, Iracema Souto Ruiz, Luciane Senna Ferreira, Miguel Luiz e Rossano Agliardi Desini.
A manhã seguiu com informes do Ensino, sob condução do Diretor de Ensino Felipe Parisoto. Foram encaminhados os fluxos, apresentada a organização dos setores e iniciada a conversa com relação a Lei N°15.100/2025, que trata da proibição do uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica. Inclusive, segundo Parisoto, o tema “Conexões”, escolhido para jornada, reforça a importância do fortalecimento das relações dentro do campus e das formas de atuação da área de Ensino.
Na parte da tarde, a programação contou com a realização da palestra “De mãos dadas na proteção de crianças e adolescentes”, proferida pela promotora Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
No segundo dia de Jornada, após o café coletivo, os docentes assistiram à palestra “Atendimento Educacional Especializado (AEE) como dispositivo pedagógico: entre contextos e práticas, com a professora Dra. Mônica Grazieli Marquet, pesquisadora nas áreas de formação de professores de educação especial e políticas de inclusão, e professora de educação especial.
Durante todo o evento, grupos de trabalho envolveram docentes e toda a equipe de ensino em diálogos para compartilhamento de experiências e organização das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Em um deles, com a participação dos convidados externos Lisiane Ilha de Souza (enfermeira), Sueli Jose de Sant Anna (psicóloga) e Diego Diegues Rodrigues (educador físico), o foco foi a promoção da saúde e do bem-estar dos estudantes. Houve também um momento dedicado ao alinhamento de questões específicas dos cursos, tanto de ensino médio quanto dos cursos superiores.