Início do conteúdo

Estudantes podem atuar nos Laboratórios Makers


O IFRS possui 12 laboratórios que permitem transformar ideias em produtos de forma simples, criativa e de baixo custo, auxiliando estudantes na aprendizagem prática e no desenvolvimento de produtos para a comunidade em geral.

Transformar ideias em produtos de forma simples, barata e acessível e ainda auxiliar estudantes com a aprendizagem prática, é um dos objetivos dos Laboratórios Makers. Instalados em nove campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), seus espaços são propícios ao aprendizado de ciência e tecnologia no ambiente escolar em qualquer nível. E também podem ser utilizados por estudantes que queiram se candidatar para atuar como bolsista ou voluntário.

Os laboratórios makers e fablabs são espaços nos quais servidores e alunos da instituição são estimulados a experimentar, compartilhar, desenvolver soluções e prototipar ideias em equipes multidisciplinares, contando com a participação da comunidade externa na busca por soluções de problemas.

Atualmente o IFRS conta com 12 laboratórios em funcionamento, todos contemplados com recursos de diferentes iniciativas internas ou externas. São eles:

Os laboratórios makers fazem parte dos ambientes de inovação do IFRS que são compostos por Habitats de Inovação e demais espaços e ações destinadas para o desenvolvimento da Inovação e Empreendedorismo, promovendo experiências criativas a partir do trabalho colaborativo de servidores, estudantes e agentes da sociedade.

Os estudantes do IFRS interessados em atuar como bolsista ou voluntário devem procurar os responsáveis pelos espaços no seu campus, para saber das diferentes possibilidades.

Para mais informações sobre os ambientes de inovação do IFRS acesse o Portal Integra.

Fim do conteúdo