Início do conteúdo

Projeto produz placas informativas com QR Codes para réplicas de prédios históricos do Espaço Cultural Vila Açoriana


Réplicas de prédios históricos da Vila Açoriana receberam placas com QR Code com informações turísticas

As réplicas das primeiras edificações do município de Osório, que compõem o Espaço Cultural Vila Açoriana, localizada no Centro de Osório, agora contam com placas informativas que disponibilizam informações históricas acessadas por QR Codes. A iniciativa foi produzida por meio de projeto de extensão realizado por docentes e estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Osório. As placas foram instaladas com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Osório na manhã de quarta-feira, 11 de dezembro de 2024.

A Vila Açoriana reúne réplicas da antiga Catedral, a Atafona, o Hospital, o Museu da Estação Férrea, o Obelisco, o Império do Divino Espírito Santo, a Casa Açoriana e o Teatro Paulino Chaves e, conforme a professora Bianca Pugen, a ideia de produzir as placas surgiu da necessidade identificada por estudantes do curso, que atuam como guias de turismo na região, para que pudessem aprofundar o conhecimento sobre os prédios históricos.

A docente reforça a importância de que a comunidade colabore para ampliar e enriquecer esse material: “caso algum morador tenha registros fotográficos ou históricos desses prédios, pedimos que entre em contato pelo e-mail [email protected] para ajudar no registro dessas memórias”.

A Vila Açoriana está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 630. No local também fica o Museu da Via Férrea, uma réplica da estação de trem com a maria fumaça original, que marca a história da região pela conexão da zona portuária com a estrada de ferro, nas quais eram realizadas trocas de cargas entre os dois meios de transporte.

 

 

Fim do conteúdo