Evento
Novembro Negro abre com oficina de tranças e segue com mais quatro atividades programadas
Em 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, data que entrou oficialmente como feriado nacional neste ano. É um momento importante para se debater e sensibilizar em relação a pautas como o racismo, a desigualdade racial, a luta por liberdade iniciada com Zumbi dos Palmares e a valorização das nossas raízes africanas. Para marcar essa data, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Osório realiza o Novembro Negro, em parceria com o núcleo da UFRGS.
A programação conta com cinco atividades, sendo que a primeira já foi realizada na última terça-feira, 05 de novembro: a oficina de tranças e turbantes afros, conduzido pelos trancistas locais Zeca Mendes Neto e Alice Oliveira, e a professora Juliana Vinskoski. A coordenadoria do Neabi Campus Osório, Maiara Alessandra Lopes da Silva, destacou que a ação foi desenvolvida pelos profissionais de forma voluntária, com o objetivo de exaltar a cultura e estética afro-brasileiras, empoderando especialmente os estudantes negros da instituição.
Confira abaixo as demais atividades previstas e participe.
No dia 18/11, a partir das 16h, no auditório do campus, tem Cine-debate “Eu, Nós… Elas quilombolas”, com a diretora Tatiana Engel Gerhardt e liderança negra Francisca Dias (Maçambique de Osório), aberto à comunidade externa;
Em 19/11, a partir das 14h, na área externa do campus, será realizada a Oficina de capoeira com Mestre Tubarão, aberta à comunidade externa;
E no dia 28/11, no intervalo da manhã, tem lanche coletivo com canjica tradicional do Maçambique de Osório; e a partir das 19h15min, no auditório do campus, a palestra “Litoral Negro do RS”, com a Dra. Daiane Molet (UFPel) e Dr. Iosvady Carvalho Bittencourt Jr. (Maçambique de Osório), aberta à comunidade externa.