Conheça mais nossa cidade com caminhadas orientadas por futuros guias de turismo

Card de divulgação do projeto Walking Tour

Todo município possui uma riqueza incalculável, que estão nas pessoas, nos atrativos naturais e nos monumentos. E é para desbravar a história e a cultura do nosso município, que o projeto de extensão Walking Tour: Osório/RS promove neste sábado, 31 de agosto de 2024, o roteiro “Osório Histórica”. A atividade é aberta à participação de pessoas da comunidade e turistas, possibilitando a apropriação e a interação com o patrimônio histórico, artístico e natural local.

São 10 vagas, com inscrições pelo telefone (51) 99838-9658, com Priscilla, ou por formulário on-line (levar 1kg de alimento não perecível para doação no dia do guiamento).

O roteiro terá aproximadamente 1h40 de duração, saindo da Praça da Matriz, ao lado do chafariz, em direção ao Museu da Via Férrea e Antropológico e Réplicas da Vila da Serra. Seguirá passando pelos prédios do Grêmio Atlético Osoriense, Escola General Osório, em direção ao casarão dos Famer. Passará pelo prédio da antiga Estação Rodoviária e do extinto Hotel Amaral, seguindo para a Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, CTG Estância da Serra e finalizando na Feira do Produtor.

Ao longo do trajeto, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, futuros guias da região do litoral norte, contarão a história da cidade, descrevendo pontos interessantes que valorizam a história, as manifestações culturais e os atrativos naturais da cidade de Osório. Para a professora Ana Lúcia Saraiva, coordenadora do projeto, “uma prática de aprendizagem que enriquece a formação”. Compõe a equipe do Walking Tour: Osório/RS as docentes Bianca Pugen e Maria Augusta Martiarena, como colaboradoras; estudante Priscilla Griebeler, bolsista responsável; e a
estudante voluntária Carolina Guimarães Alves.

O projeto é uma releitura da atividade realizada em 2010, com os primeiros alunos do curso técnico subsequente em Guia de Turismo do Campus Osório e integra as práticas do Laboratório de Turismo e Hospitalidade do Campus Osório.

A orientação é para que os participantes estejam com uma vestimenta confortável, sapato adequado para caminhada (tênis), chapéu ou boné, protetor solar, e carregue sua garrafinha de água. Em caso de chuva, o roteiro será transferido e os participantes informados.

O que? Roteiro Osório Histórica
Quando? 31/08 – sábado
Horário: A partir das 9h
Onde? Ao lado do chafariz, na Praça Matriz