Início do conteúdo

Assembleia realizada no Campus Osório do IFRS funda Associação que impulsionará o turismo rural da região


Na tarde do dia 05 de agosto de 2024, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul celebrou um evento marcante para o desenvolvimento do turismo rural na região. A assembleia de fundação da Associação Caminhos Rurais, Vales e Águas reuniu diversos empreendedores e interessados no auditório do IFRS – Campus Osório.

Com o apoio da Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações do Serviço Público, o evento contou com a presença de representantes de variados setores do turismo rural e ecoturismo de diversos municípios da região Os participantes discutiram os problemas do turismo da região, novas ideias, compartilharam experiências e reforçaram o compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável e solidário do Litoral Norte gaúcho.

A associação recém-fundada tem como objetivo principal fomentar o turismo rural, ecoturismo e turismo sustentável, promovendo iniciativas que valorizem os recursos naturais e culturais locais, para além da orla marítima. Entre as prioridades está a promoção do turismo nos 12 meses do ano, não apenas nos meses de verão. Durante a assembleia, foram apresentados planos e estratégias para o fortalecimento das atividades turísticas, buscando sempre o desenvolvimento integrado, responsável e sustentável.

A organização do evento ficou a cargo da Comissão que vem discutindo o tema desde 2017, com o apoio de parceiros como o Grupo Osório Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório e o IFRS – Campus Osório. E contou também com a presença de Flávio Holmer, presidente da Associação de Turismo do Litoral Norte – ATL Norte, que representa o turismo da região perante o Ministério do Turismo e o governo do estado.

A Associação “Caminhos Rurais, Vales e Águas” será presidida nos próximos anos por Nilvia Pinto Pereira, empreendedora de Morrinhos do Sul. A vice presidência será ocupada por Silvia Maria Munari, empreendedora de Osório, Iveliza do Carmo Ribeiro Toledo, empreendedora de Terra de Areia, será a diretora administrativa, enquanto Edson Ricardo de Souza, empreendedor de Osório, será o tesoureiro da entidade.

 

A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações do Serviço Público continuará a apoiar a associação em suas futuras iniciativas, auxiliando em seu planejamento estratégico, desenvolvimento de campanhas nas redes sociais e demais estratégias que fortaleçam os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

 

Fim do conteúdo