Geral
Servidora do IFRS e Professora do PPGED/Uergs são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico
A servidora técnico-administrativa do Campus Osório e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Uergs Litoral Norte, Jade de Oliveira Monteiro, e sua orientadora, a professora Thais Janaina Wenczenovicz, são finalistas do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, uma nova distinção, vinculada ao Prêmio Jabuti, destinada a obras inéditas publicadas no Brasil em Língua Portuguesa.
O livro “Direitos humanos, educação escolar indígena e interculturalidade: cartografia das escolas indígenas brasileiras” concorre ao Prêmio na categoria Educação e Ensino. A obra é fruto de uma pesquisa que analisou a educação escolar indígena no Brasil e, pontualmente, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1999 e 2021. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e se encontra disponível gratuitamente para download no endereço: https://www.unoesc.edu.br/wp-content/uploads/2023/12/direitos-humanos-educacao-escolar-indigena-e-interculturalidade.pdf.
A publicação descreve o tratamento destinado aos povos originários ao longo da formação da sociedade brasileira, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, apresenta as principais normas e legislações vigentes sobre a educação escolar indígena no Brasil e examina os dados coletados por meio do Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).
O Prêmio
O Prêmio Jabuti Acadêmico é realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A distinção reconhece e divulga autores(as) e editores(as) de obras com foco científico, técnico e profissional.
De acordo com o site da premiação, o objetivo é “incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país”.
Os vencedores da 1ª edição da premiação serão conhecidos em cerimônia de entrega no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, na cidade de São Paulo, e receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil. .