Estudante integra equipe vencedora de evento voltado à criação de startups

Foto: Rômulo Henricco

Júnior, ao centro, fez parte da equipe vencedora

Com um projeto de aplicativo voltado à inclusão, a equipe “nEARby”, composta por um estudante do Campus Osório, foi uma das vencedoras da Startup Weekend Canoas, evento realizado na Universidade La Salle nos dias 5, 6, 7 de Abril de 2019. Joanês Júnior, do 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerencias integrou o grupo, formado por dez jovens – dois programadores e oito da área de gestão e negócios – que propuseram o desenvolvimento de uma plataforma para contratação de profissionais de Libras.

“A ideia do app é conectar o tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais com empresas ou pessoas que estejam precisando do serviço”, explica Júnior. Ele também destaca a importância de ter participado do evento, que proporciona uma imersão de 54 horas de mão na massa para criação de startups: “Além de colocar em prática conceitos e princípios vistos em diversas disciplinas e de vivenciar uma simulação do que é o mercado empresarial, com seus desafios e cobranças, construímos uma valiosa rede de contatos, o tão falado networking“.

A iniciativa teve por inspiração as barreiras de comunicação enfrentadas por um estudante surdo que fazia parte da equipe. Das mais de 30 ideias apresentadas nas primeiras horas de evento, foram selecionadas apenas 15 para serem desenvolvidas e concorrerem à premiação, composta por acompanhamento e suporte de mentores para aprimoramento da startup, financiamento de projetos, como registro da marca e domínio da internet para criação da plataforma, e participação gratuita em cursos e palestras promovidos pelo Sebrae.

“Ser um dos cofundadores das três ideias premiadas é gratificante. O grupo está bem empolgado. Até já fizemos uma primeira reunião para encaminhar os próximos passos a fim de que o aplicativo saia do papel”, contou Júnior. A conquista, segundo o estudante, também mobilizou colegas do curso interessados na próxima edição do evento, marcada para junho. Márcio Portal, professor coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, é um incentivador da participação dos discentes em atividades como essa, que “promovem o empreendedorismo, o diálogo com a tecnologia e a sensibilidade social”, destacou.

Sobre o Startup Weekend?
É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes. Voltado para empreendedores, desenvolvedores, designers e apreciadores, é realizado por organizadores locais voluntários com a participação de mentores convidados que auxiliam no desenvolvimento das equipes. Durante 54 horas de um fim de semana, todos se reúnem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups visando um mindset empreendedor.