Geral
WindMaker do IFRS, Campus Osório, produz brinquedos para crianças vítimas das enchentes
Frente ao enorme desastre sócio-ambiental que o Rio Grande do Sul vem enfrentando, o WindMaker (Laboratório Maker do IFRS Campus Osório) buscou formas de auxiliar os atingidos em suas diferentes necessidades. Pensando nas crianças, que nesse momento se encontram fora de seus lares, o laboratório passou a produzir brinquedos de MDF a serem distribuídos às famílias que estão sendo atendidas pelas prefeituras do Litoral Norte e pelo Campus Canoas do IFRS, que está abrigando cerca de 500 pessoas nesse momento.
Com base nos equipamentos disponíveis e no trabalho desenvolvido por professores, técnicos e estudantes, foram criados quebra-cabeças, jogos de memória, dominó, entre outros brinquedos buscando atender diferentes faixas etárias.
O WindMaker se baseia na “cultura maker” para promover capacidades como a criatividade, autonomia, empatia, trabalho colaborativo, entre outras. Com foco na educação, o WindMaker busca promover oportunidades para que a comunidade interna e externa do Campus Osório repense o processo educacional, tanto a partir dos recursos didáticos quanto da inovação metodológica. Sua atuação extrapola os espaços formais de educação, interagindo também com outros espaços como museus, feiras, exposições e até mesmo com os arranjos produtivos locais.