Reunião de trabalho com Ministra da Ciência e Tecnologia na Reitoria conta com presença da Direção de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Direção de Ensino do campus Osório

Na última segunda-feira, dia 13/11, a Diretora de Pesquisa, profa. Rafaela Drey e o Coordenador de Ensino, prof. Alessandro Bucussi, participaram de uma reunião de trabalho com a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor do IFRS, prof. Julio Xandro Reck, os reitores dos Institutos Federais Sul-Riograndense e Farroupilha, além de pró-reitores de pesquisa, ensino e extensão, e demais diretores de pesquisa do IFRS. Na mesa, estiveram presentes a deputada estadual Bruna Rodrigues e a deputada federal Daiana Santos, que ressaltou a importância dos Institutos Federais como espaços de excelência em produção científica e tecnológica de qualidade.

A Ministra destacou, além do aumento significativo de verba destinada à ciência e tecnologia, as políticas públicas federais que impactam diretamente os Institutos, a exemplo de programas de incentivo à participação de mulheres na ciência e promoção de estratégias de melhorias na infraestrutura das instituições que produzem inovação – pauta que a ministra considera a força motriz do desenvolvimento do país.

Por fim, nosso reitor citou a importância do olhar do MCT para as propostas dos Institutos Federais na instrumentalização científica para iniciação à ciência, na qual os IFs ocupam papel central e decisivo. A reunião finalizou com o acolhimento da Ministra às pautas e reivindicações importantes em relação ao desenvolvimento da ciência e tecnologia nos Institutos levantadas pelos presentes.