2018
> Para mais informações sobre os projetos, visite projetos.osorio.ifrs.edu.br
Edital IFRS nº 05/2018 – Fluxo Contínuo – Projetos de Pesquisa e Inovação:
- O uso do cinema no ensino da Língua Inglesa em um curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS
Coordenador: Mateus da Rosa Pereira
Discentes: Maiara Dalpiaz dos Santos, Danielle dos Santos Espíndula, Sheila Roberta Schweig
Resumo da Proposta: Este projeto de pesquisa caracteriza-se como a continuidade do trabalho realizado em 2017 no âmbito do projeto de pesquisa “O uso do cinema no ensino da língua inglesa: a mise-en-scène”, que, partindo da necessidade de fundamentar teoricamente as atividades desenvolvidas com cinema em aulas de língua inglesa, buscou explorar as relações entre a linguagem fílmica e a linguística aplicada ao ensino do inglês. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver atividades de acordo com essa proposta metodológica, no contexto de um curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Para tanto, pretende-se estudar um conjunto básico de ferramentas de análise de filmes, abrangendo elementos da mise-en-scène, cinematografia, edição e som. A equipe de pesquisa realizará uma investigação teórica e analítica acerca das relações entre a linguagem cinematográfica e aspectos linguísticos, que representem possibilidades para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que associem teoria e prática, com vistas a potencializar a aprendizagem da língua estrangeira. Ademais, considerando a carência de atividades desenvolvidas especificamente para o ensino de inglês no contexto da educação técnica em informática, a montagem de um repositório virtual que reúna atividades para o ensino de inglês com o uso de filmes será um passo concreto no sentido de dar uma resposta a essa necessidade. Além de divulgar as atividades desenvolvidas pelo projeto, esse repositório possibilitará a interação com professores interessados em implementar as atividades e dar contribuições, compartilhando suas próprias ideias e proposições para o ensino de inglês com o uso de filmes.
- Grupo de pesquisa e desenvolvimento de Games do IFRS – Campus Osório
Coordenador: Diana Cabral Cavalcanti
Resumo da Proposta: A ação é destinada a estudantes que são apaixonados por jogos que querem aprimorar o conhecimento em programação e que têm vontade de aprender técnicas básicas para desenvolvimento de aplicativos de entretenimento interativo e jogos educativos. Este projeto propõe a continuação do projeto de Games iniciado desde do ano de 2016 no campus Osório. O projeto é executado em duas etapas: (1) Curso de introdução a desenvolvimento de games com duração de cinco semanas e (2) continuação do projeto a partir da criação do mini-grupos de estudo e desenvolvimento de ideias/protótipos de jogos educativos.
- Qual a participação decisória dos Mbyá Guaranis no Litoral Norte Gaúcho?
Coordenador: Maria Cristina Schefer
Resumo da Proposta: De acordo com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Litoral Norte Gaúcho, a região é berço indígena. Atualmente, predomina no território o povo Mbyá Guarani, essa população está distribuída em 14 aldeias. Diante dessa significativa representação étnica, decidimos ouvir ouvir as lideranças indígenas para verificar como sentem a inserção na comunidade local. Para tanto, o eixo condutor da investigação será a “participação decisória” em questões como: terras, educação, subsistência. A pesquisa, do tipo etnográfica, elegeu o diário de campo como instrumento-chave para a coleta de dados, onde constarão registros de estadas em campo, de manifestações dos indígenas em eventos organizados para a sensibilização da comunidade regional e e entrevistas semiestrutradas com indígenas e não indígenas. As análises serão subsidiadas por, Zygmunt Bauman, Richard Sennett, e Boaventura Santos. A intenção do grupo de pesquisa é produzir um material que posso ser utilizado na formação de professores tanto para o reconhecimento dessa população, quanto para a compreensão do que desejam em termos educacionais.
- INGLÊS PARA GESTÃO E NEGÓCIOS: ATIVIDADES PARA CONSOLIDAÇÃO DE VOCABULÁRIO
Coordenador: Isabel Cristina Tedesco Selistre
Discentes: Ana Luiza Herber Beckel, Ariana Quadros de Almeida, Maria Eduarda Borges Pedro
Resumo da Proposta: Propiciar a aquisição de vocabulário técnico é um dos principais objetivos a ser atingido em um curso de Inglês para Fins Específicos (IFE). Os estudantes precisam aprender os itens lexicais que são usados com mais frequência na comunicação oral e escrita por profissionais que atuam na sua área de interesse. Considerando que os professores de cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS não dispõem de material adequado para o ensino de inglês na área de Gestão e Negócios, propomos um estudo para selecionar os itens a serem ensinados e para elaborar atividades que possibilitem a consolidação dos mesmos. O trabalho será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consiste na seleção dos termos essenciais da área em foco e posterior organização em tópicos do vocabulário verificado. A segunda etapa abrange a coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário (impressos e online), a preparação de atividades para fixação dos itens lexicais elencados na primeira etapa e a testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS – Campus Osório.
- A Literatura e seus Diálogos
Coordenador: Dudlei Floriano de Oliveira
Discente: Enzo Aliardi Neubert
Resumo da Proposta: O projeto ‘A Literatura e seus Diálogos’ busca estudar, de forma comparativa, a relação entre o texto literário e diversas áreas do conhecimento, manifestações artísticas e linguagens. Esta pesquisa tem por finalidade estudar como determinadas obras literárias são 1) apropriadas e adaptadas para outras linguagens e meios artísticos e 2) estabelecem um diálogo com outras áreas do conhecimento, uma vez que toda obra literária – e artística – se origina em um contexto sócio-histórico especifico, influenciado, de forma mais ou menos explícita, pelos campos que abrangem a política, a ciência, a sociedade, entre outros existentes naquele contexto. Busca-se, assim, uma análise sobre como o texto literário pode dialogar com diferentes campos do conhecimento, tornando-o mais significativo e acessível.
- Novas Tecnologias
Coordenador: Anelise Lemke Kologeski
Discentes: José Ferreira de Lima Júnior, Carolayn dos Reis Pereira, Maurício Braga Julio, Richard William Pott Espíndola, Júlia Rosa De Matos, Roberta Bühler Martins, Vitor Messagi Guatimosim, Maurílio Quadros Da Rosa
Resumo da Proposta: A presente proposta tem por objetivo estudar as tendências das novas tecnologias inseridas no cotidiano de todos nós, investigando a finalidade e o funcionamento dos mais diversos recursos tecnológicos utilizados nos dias de hoje na área da Informática, incentivando a pesquisa e a participação dos alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio. Esta pesquisa proporcionará um conhecimento mais rico, sólido e atual aos alunos do curso Técnico de Informática, que muitas vezes acabam conhecendo pouco sobre assuntos relacionados às novas tecnologias, uma vez que esta temática pode ter uma inserção muito rápida na sociedade, inviabilizando alterações no PPC dos cursos e atualizações das ementas das disciplinas de forma imediata. Desta forma, o projeto estará inserindo assuntos extremamente contemporâneos e importantes na educação dos estudantes, preparando-os adequadamente para a realidade do mercado de trabalho que eles irão enfrentar. Assim, o projeto pretende instigar os alunos a conhecerem e aprofundarem seus conhecimentos no que diz respeito às novas tecnologias, como por exemplo, investigar temas recentes como: inteligência artificial, robótica, telas em touch screen, impressora 3D, deep web, bitcoin e criptomoedas, blockchain, internet das coisas (IOT), smart cities, realidade virtual e realidade aumentada. Conforme pesquisa realizada em sala de aula com os estudantes, os temas apresentados são os que mais demandam interesse e curiosidade por parte dos alunos.
- Análise do mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho: o mapeamento dos espaços, das empresas organizadoras e promotoras de eventos
Coordenador: Ana Lúcia Olegario Saraiva
Discentes: Letícia Elisa de Souza Teixeira, Vanessa de Souza Chaves, Elisa Gonçalves Bastos Borges
Resumo da Proposta: O objeto de estudo trata-se do mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho. Parte-se para a pergunta de pesquisa: como está estruturado o mercado de eventos na região (espaços disponíveis para a realização de eventos, empresas organizadoras e promotoras de eventos) que atenda as necessidades para corroborar no desenvolvimento turístico regional? O objetivo é analisar o mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho, através do mapeamento dos espaços, empresas organizadoras e promotoras de eventos, em cinco municípios: Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa, Tramandaí e Torres. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quanti/qualitativa. O estudo está estruturado em dois momentos: um, com os espaços para eventos, e outro com as empresas organizadoras e promotoras de eventos. A pesquisa será desenvolvida sob a ótica sistêmica. Está estruturada em etapas exploratória e descritiva. Como delineamento, as estratégias adotadas serão: pesquisa bibliográfica, documental e levantamento. Como técnica de coleta de dados serão utilizadas a busca em fontes secundárias (livros, artigos sobre eventos) e em fontes primárias (legislações pertinentes a eventos do MTur) e aplicação de instrumento de pesquisa junto aos espaços e empresas organizadoras e promotoras de eventos. Ao final dos estudos, pretende-se analisar o mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho, a partir do mapeamento realizado, apresentando o cenário atual e também, identificando oportunidades de novos negócios.
Discentes: Letícia Elisa de Souza Teixeira
Edital PROPPI nº 77/2017 – Fomento Interno 2018/2019- -Complementar Edital nº 43/2017:
- A imprensa pedagógica em Osório: revistas e jornais presentes no Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho
Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Discentes: Clarice Maria de Souza Portela Germann Teixeira
Resumo da Proposta: Desde 2013, desenvolve-se projetos junto ao Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho, vinculado à Assessoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Osório. Até o presente momento, tais trabalhos dedicaram-se à identificação, catalogação e análise de periódicos locais. Além da catalogação, ocorreu a transcrição de notícias relacionadas à temática educacional. A presença em tal espaço possibilitou, além do trabalho com os documentos que até então se constituíram em objetos, a identificação de outros objetos de pesquisa. O projeto “Imprensa e História da Educação: Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho” vislumbrou identificar documentos que precisam passar pelo mesmo processo que os jornais. Tal projeto apontou notadamente para o que é denominado, no âmbito da História da Educação, como imprensa pedagógica. Inicialmente, a coordenadora da referida instituição apresentou-nos as revistas produzidas pela Escola Polivalente, denominadas “Polivisão”. Em seguida, foram identificados jornais das Escolas General Osório e Marquês do Herval. Além disso, a Revista Planador pode ser considerada como imprensa pedagógica, tendo em vista que dedicava espaço específico para a educação. Nesse sentido, o presente projeto propõe-se a identificar, catalogar e analisar os órgãos de imprensa pedagógica constantes no acervo do Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho.
- As experiências de prática de ensino na formação inicial de professores de língua inglesa e seu impacto na construção da profissionalidade docente
Coordenador: Rafaela Fetzner Drey
Discentes: Julia Ferri Pinto, Layla Berzagui Arnau da Silva
Resumo da Proposta: Considerando a importância de uma formação docente de qualidade, a presente pesquisa-ação visa compreender qual o impacto das atividades práticas de ensino na formação profissional de futuros professores. Pretende-se verificar como a articulação entre as dimensões teórica e prática têm ocorrido um curso de Licenciatura em Letras do Litoral Norte do RS, bem como avaliar se essa articulação tem sido frutífera ao possibilitar que os futuros professores participantes do projeto consigam atuar como engenheiros didáticos em suas práticas de sala de aula. Para isso, serão realizados seminários para discussão de teorias e práticas de ensino de inglês, e reflexão sobre as práticas realizadas por alunos licenciandos nas disciplinas de Metodologia e Laboratório e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa que pretendem atuar como docentes na área de inglês. Após, os participantes irão relatar suas percepções a respeito das expectativas e da realidade das práticas de ensino. Esses depoimentos serão analisados de forma discursivo-textual, buscando compreender como se constitui a profissionalidade dos futuros docentes nas dimensões prescrita e realizada, levando em conta o planejamento das atividades práticas e a representação que os participantes fizeram de sua própria atuação, com vistas a observar a consonância entre essas duas dimensões, para verificar a importância/impacto das práticas de ensino na formação do professor. Por fim, espera-se que os resultados forneçam subsídios que permitam construir metodologias de formação inicial mais significativas – o que impactará em melhorias nas práticas de sala de aula e, consequentemente, se refletirá no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.
- Estudos acerca das variações linguísticas da Língua Brasileira de Sinais no contexto do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Coordenador: Aline Dubal Machado
Discentes: Ana Clara Jardim da Silva
Resumo da Proposta: O presente projeto pretende analisar as variações linguísticas da Libras – Língua Brasileira de Sinais encontradas na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Ao longo da pesquisa, buscaremos averiguar os sinais mais utilizados pela comunidade surda da região. Elegeremos um sujeito de pesquisa em cinco cidades do Litoral Norte, com isso investigaremos a forma como cada um deles realiza alguns sinais previamente definidos. Após analisarmos os dados coletados, pretendemos confeccionar materiais didáticos específicos voltados para esta comunidade e interessados em aprender esta língua gestual-visual. Buscaremos criar uma fonte confiável de pesquisa e consulta de sinais para os estudantes de Libras – Língua Brasileira de Sinais, surdos, familiares e demais membros da comunidade surda e ouvinte do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
- O computador em debate: visões da Imprensa sobre a Informática e sociedade brasileira (1971-1991)
Coordenador: Marcelo Vianna
Discente: Laura Castro da Cunha, Priscila Yasmin da Rocha Zeferino
Resumo da Proposta: A proposta da pesquisa é traçar uma história social da Informática brasileira a partir da Imprensa escrita entre os anos 1970 e 1980, de modo a perceber como se procedeu a disseminação da Informática na sociedade do país. Reconhece-se que a Informática foi um campo de interesse político e estratégico no Brasil, levando-se em conta a expansão econômica vivenciada no país nas décadas de 1960 e 1970, o que justificou investimentos de grandes empresas multinacionais (IBM, Burroughs) e o nascimento de uma indústria nacional de computadores e periféricos, que acabaram por informatizar o país no período. Nos anos 1980, com ascensão dos microcomputadores, houve maior “popularização” da Informática através do surgimento de novos fabricantes, cursos de microinformática e publicações especializadas. A Imprensa pareceu ter papel importante para que essas ações fossem divulgadas na sociedade e funcionassem como contrapontos aos rumos políticos do Estado, como as críticas sobre a Política Nacional de Informática. Igualmente, os diferentes veículos da Imprensa escrita debateram a incorporação social da Informática, desde o papel do computador nos meios produtivos até os clubes de informáticos que visavam dominar o artefato tecnológico e usufruir seus benefícios tecnológicos. A pesquisa visa traçar como a Imprensa, ao longo do período, produziu notícias sobre a Informática; da mesma forma, como os grupos sociais envolvidos (empresários, tecnocratas, acadêmicos, entusiastas, jornalistas) apresentavam e debatiam suas ideias nos meios jornalísticos; por fim, identifica os diferentes perfis dos veículos de Imprensa (grandes jornais, revistas especializada) e suas principais preocupações a respeito da Informática no país.
- “O uso de Metodologias Ativa no processo de ensino-aprendizagem de contabilidade:
limites e possibilidades”
Coordenador: Roberto Saouaya/Cintia Lisiane da Silva Renz
Discentes: Maria Fernanda Henrique
Resumo da Proposta: Este projeto tem como objeto de investigação a relação ensino e aprendizagem. Como objetivo geral procura identificar e compreender indícios de melhorias na aprendizagem dos estudantes das turmas do segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração a partir do uso de metodologias ativas no ensino de Contabilidade Geral no Campus Osório do Instituto Federal Rio Grande do Sul. A coleta de informações se dará principalmente a partir da análise documental (notas dos alunos).
- Produção mais limpa no aproveitamento integral de culturas cultivadas no litoral norte gaúcho
Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto
Discentes: Kevin Fagundes Caldieraro, Diulia Justin Deon, Luís Eduardo Daltoé da Silva,Bruno Trisch Pires, Eduardo Dariva
Resumo da Proposta: A diminuição de resíduos e emissões é um dos preceitos utilizados na produção mais limpa, os quais podem ser aplicados diretamente no aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, a agregação de valor a esses produtos é de interesse econômico, social e ambiental. No entanto é necessário que sejam desenvolvidos estudos para que a utilização desses resíduos seja eficiente, econômica e segura. Neste contexto, o aproveitamento integral de produtos cultivados no litoral norte gaúcho é capaz de trazer benefícios econômicos aos produtores, uma vez que favorece um menor desperdício do que é produzido, além de diminuir o impacto desses sobre o meio ambiente. Nesse contexto, é possível identificar no litoral norte gaúcho dois resíduos, um oriundo do maracujá (casca e semente) e outro do arroz. Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar o uso de resíduos agroindustriais oriundos do Litoral Norte gaúcho na adsorção do corante catiônico azul utilizado em efluente têxtil. Espera-se desenvolver materiais adsorventes adequados a ser utilizados pelas indústrias têxteis.
- Balneabilidade da areia das praias do litoral norte gaúcho
Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto
Discentes: Vanessa Teixeira da Rosa, Júlia Oscar Destro
Resumo da Proposta: As praias são um dos principais destinos de lazer dos moradores tanto das cidades litorâneas quanto de diversas outras. Nessa lógica a qualidade do ecossistema da região costeira (das praias) vem se tornando cada vez mais importante por questões ambientais e de saúde pública. Até o momento existem parâmetros de controle e qualidade para as condições de banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente – no 020/86, modificada pela resolução CONAMA no 274/00, que definem os critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário. No litoral norte do Rio Grande do Sul a avaliação da qualidade microbiológica da água das praias é realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). No entanto, não há uma preocupação com a qualidade das areias das praias. A partir deste ponto de vista as areias se tornam também uma grande fonte de contágio de microrganismos patogênicos. O presente projeto tem como objetivo avaliar as condições sanitárias das areias das praias do litoral norte gaúcho, classificando elas em próprias ou impróprias, afim de aprimorar a qualidade de vida dos moradores e veranistas desta região.
- Gênero em debate: violências contras as mulheres do Brasil
Coordenador: Kathlen Luana de Oliveira
Discentes: Heloísa Camargo Campos
Resumo da Proposta: O projeto “Gênero em debate: violências contra as mulheres do Brasil” consiste na construção de uma articulação de estudos, pesquisa e ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem em compreender as temáticas de gênero. Busca-se fomentar a pesquisa de conceitos centrais em gênero, conjugando com reflexões sobre o contexto local e escolar. A pesquisa está aliada às ações do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (NEPGS) do campus Osório do IFRS. No primeiro momento, serão realizadas definições de assuntos que serão debatidos, no horizonte da consciência de direitos e na compreensão de violências, violações existentes no cenário brasileiro em relação às mulheres. A compreensão das violências e violações parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional e envolve lutas pela cidadania, trazendo especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero. Num segundo momento, a partir dos aprofundamentos teóricos, serão realizadas ações de ensino e pesquisa como debates, oficinas, produções textuais.
- Estudo sobre a obtenção de biogás através da ação de microorganismos biodigestores
Coordenador: Lisiane Zanella
Discentes: Camille Galimberti da Rosa
Resumo da Proposta: O aquecimento global tem sido alvo de debates na contemporaneidade. A liberação de gases de efeito estufa (GEE) como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) impedem a saída da radiação infravermelha refletida pela Terra, potencializando seu aquecimento. A crescente urbanização traz consigo demandas de recursos e, consequentemente, gera quantidades elevadas de resíduos. O Brasil se encontra em quarto lugar mundial no ramo da bananicultura, produzindo cerca de 7 milhões de toneladas por ano, sendo 98% da produção dedicada ao mercado interno. Sendo a bananicultura de tamanha importância, torna-se também uma grande fonte de resíduos: em 2006, a cada 100 kg de frutas colhidas, 46 kg não foram aproveitados. O biogás, fonte limpa e renovável de energia, apresenta-se como solução ao aproveitamento de resíduos orgânicos. O objetivo deste trabalho, portanto, é dar sequência ao estudo sobre a obtenção de biogás através da ação de microorganismos biodigestores desenvolvido em 2017, com o intuito de otimizar a produção de biogás proveniente dos resíduos da bananicultura e posteriormente, convertê-lo em energia elétrica. Os protótipos de biodigestores caseiros testados na primeira edição do projeto, serão aprimorados quanto ao método de detecção e quantificação do biogás produzido. Além disso, serão isolados microrganismos com alto potencial biodigestor e será desenvolvida uma metodologia caseira para a conversão do biogás em energia elétrica. Dessa forma, esse projeto poderá contribuir para minimizar o acúmulo indevido de resíduos orgânicos e constituir uma alternativa renovável à queima de combustíveis fósseis, em especial para pessoas provenientes de famílias com baixa renda.
- O impacto de um Festival de Teatro e de uma Feira do Livro na Economia da Cultura de Osório/RS
Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer
Discentes: Nicole de Andrades e Batista
Resumo da Proposta: Esta pesquisa parte de dois pressupostos. O primeiro se refere à constatação de que a economia da cultura no Brasil é uma área em crescimento, ao mesmo tempo em que, enquanto área de pesquisa, encontra-se em consolidação e, portanto, possui lacunas teóricas e analíticas que precisam ser preenchidas. São escassos, por exemplo, os levantamentos de dados estatísticos e de informações sobre a economia da cultura nos pequenos municípios brasileiros (até 100 mil habitantes). O segundo pressuposto é o de que a forma de organização dos coletivos culturais em rede pode trazer algumas contribuições importantes para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas, fomentando novos empreendimentos e movimentando e vitalizando as economias locais. Frente a isso, esta investigação delimita como primeiro campo de pesquisa o ‘pequeno’ município de Osório, no Rio Grande do Sul, que conta com 46 mil habitantes e pode ser caracterizado como um ‘município tipo’, com todas as dificuldades políticas, econômicas e sociais enfrentadas por cidades com o mesmo perfil. A excepcionalidade e a oportunidade de pesquisa reside na instalação de um coletivo cultural denominado ‘Grupo Galpão das Artes’ que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Osório, realiza um Festival de Teatro, denominado ‘Art in Vento’ e da realização de uma Feira do Livro pela Prefeitura de Osório, que em 2018 celebrará a sua 33ª edição. Dessa maneira, a presente pesquisa visa compreender, através destes dois eventos, como a economia da cultura, suas cadeias produtivas e suas relações são afetadas pela realização destas políticas públicas.
- Geometria Esférica: Uma Possibilidade para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio e Superior
Coordenador: Josias Neubert Savois/Ricardo Silva Ribeiro
Discentes: Raira Rössner da Silva
Resumo da Proposta: Estamos propondo a continuação do projeto de pesquisa de mesmo título iniciado em 2017. O projeto trata do estudo de geometrias não euclidianas, mais precisamente da geometria esférica. O estudo de geometria no ensino básico muitas vezes é deixado de lado em detrimento de outros conteúdos, Pais e Freitas (1999) atribuem tal ação a formação pouco satisfatória dos professores nessa área. Com isso, cria-se um processo em que o pensamento geométrico não é estimulado na escola, fazendo com que muitos dos discentes ingressantes no ensino superior não tenham desenvolvido satisfatoriamente tal pensamento. Acredita-se que os conceitos geométricos devem, efetivamente, ser parte importante do currículo de Matemática no Ensino Básico. Uma vez que esses conceitos permitem o desenvolvimento do pensamento geométrico, fazendo com que o aluno possa compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive. Essa pesquisa pretende trazer uma contribuição para a melhoria do ensino de geometria. O projeto será dividido em duas partes: a primeira refere-se a continuação do estudo matemático das características e propriedades da geometria esférica; e a segunda trata da exploração do software Geogebra 3D a fim de construir um micromundo da geometria esférica nesse programa com o intuito de desenvolver uma série de atividades que utilize tal recurso para exploração das propriedades desta geometria. Assim, os objetivos deste trabalho consistem em aprofundar o conhecimento matemático da geometria esférica; explorar o software Geogebra 3D e analisar suas funcionalidades a fim de propor atividades que contribuam na compreensão dos conceitos da geometria esférica.
- Mulheres na informática: resgatando protagonismos
Coordenador: Kathlen Luana de Oliveira
Discentes: Milena Silva Braga
Resumo da Proposta: A história inicial das ciências da computação, houve participação e protagonismo de mulheres. Contudo, com a valorização da área, as mulheres foram relegadas a funções de menor valor, de invisibilidade no campo. Partindo disso, a pesquisa ‘Mulheres na Informática: resgatando protagonismos’ almeja debater essa história, articulando com experiências do campus Osório-IFRS. Para isso, serão realizados estudos bibliográficos para o mapeamento da participação das mulheres na Informática. Num segundo momento, com estudos documentais, será realizado um levantamento de ingressas-egressas do curso técnico integrado em Informática do campus Osório, buscando identificar a procura e a formação alcançada. Num terceiro momento, a análise de dados resultantes dos mapeamentos histórico e local, consistirá em evidenciar dificuldades e possibilidades das mulheres na área de informática.
- Diagnóstico e análise da governança e da política de participação social no Município de Osório/RS
Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer
Discentes: Dienifer Amanda Clee da Silva
Resumo da Proposta: A importância do setor público na sociedade e, em especial, na economia tem sido foco frequente de debate político, econômico e acadêmico desde, pelo menos, o século XVIII com Adam Smith. A partir de então, a presença do Estado tem se expandido de forma significativa. Independente das ideologias, o papel do Estado tem tendido a ser sempre estratégico, regulando as relações econômicas, buscando suprir as necessidades dos cidadãos com bens e serviços públicos, bem como a institucionalidade jurídica. Neste sentido, faz-se necessário avançar na compreensão do Estado, da administração pública e da gestão de políticas públicas, produzindo diagnósticos, análises e procurando encontrar e desenvolver inovações no setor público que permitam ampliação da eficácia e da eficiência na suas atividades que atendam aos interesses públicos. A pesquisa visa compreender o processo de participação social na governança das políticas públicas de Osório e, para tanto, observará a gestão de políticas públicas de referência investigando a construção da agenda política e papel dos atores sociais envolvidos, a formulação da política pública, a implementação do programa, do projeto ou da ação e a maneira como esta política vem sendo avaliada pelas organizações envolvidas, produzindo uma avaliação independente que leve em conta os fatores relevantes que possam explicar seu desempenho, bem como o papel e o desempenho das organizações participantes dos processos. Espera-se, assim, que esta pesquisa possa auxiliar na reflexão sobre as temáticas da administração pública, em especial a dos pequenos municípios brasileiros.
- Banco de dados de doenças neurodegenerativas
Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto
Discentes: Morghana Machado da Rosa
Resumo da Proposta: Com o passar dos anos houve um aumento da descoberta de doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, Parkinson e doença de Huntington, por exemplo. Estas doenças acometem o sistema nervoso do paciente, fazendo com que os neurônios percam suas funções ou venham a morrer. Inúmeras causas que acarretam essas doenças ainda são desconhecidas. Por isso, é muito importante que sejam identificadas as possíveis causas de atrofia do sistema nervoso a partir de um estudo sobre a morte de células neurais causadas por doenças neurodegenerativas. Estas doenças acometem milhões de pessoas por ano ao redor do mundo e, segundo inúmeras pesquisas e estatísticas, o número de pessoas com as doenças deve aumentar exponencialmente ao passar dos anos, tendo em visto o estilo de vida atual. Portanto, o objetivo geral desse projeto é gerar um banco de dados especificamente sobre as doenças neurodegenerativas, mapeando substâncias com potencial preventivo que possam auxiliar no tratamento.
- Educação, trabalho e ciência: dez anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2008-2018)
Coordenador: Roberta dos Reis Neuhold
Discentes: Lauren Beatriz Michelon, Rafaela da Silva Andreoli
Resumo da Proposta: Esta pesquisa parte de dois pressupostos. O primeiro se refere à constatação de que a economia da cultura no Brasil é uma área em crescimento, ao mesmo tempo em que, enquanto área de pesquisa, encontra-se em consolidação e, portanto, possui lacunas teóricas e analíticas que precisam ser preenchidas. São escassos, por exemplo, os levantamentos de dados estatísticos e de informações sobre a economia da cultura nos pequenos municípios brasileiros (até 100 mil habitantes). O segundo pressuposto é o de que a forma de organização dos coletivos culturais em rede pode trazer algumas contribuições importantes para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas, fomentando novos empreendimentos e movimentando e vitalizando as economias locais. Frente a isso, esta investigação delimita como primeiro campo de pesquisa o ‘pequeno’ município de Osório, no Rio Grande do Sul, que conta com 46 mil habitantes e pode ser caracterizado como um ‘município tipo’, com todas as dificuldades políticas, econômicas e sociais enfrentadas por cidades com o mesmo perfil. A excepcionalidade e a oportunidade de pesquisa reside na instalação de um coletivo cultural denominado ‘Grupo Galpão das Artes’ que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Osório, realiza um Festival de Teatro, denominado ‘Art in Vento’ e da realização de uma Feira do Livro pela Prefeitura de Osório, que em 2018 celebrará a sua 33ª edição. Dessa maneira, a presente pesquisa visa compreender, através destes dois eventos, como a economia da cultura, suas cadeias produtivas e suas relações são afetadas pela realização destas políticas públicas.
EDITAL 01/2018 – FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto Sensu OU PÓS-DOUTORADO:
- Os agentes e instituições do campo da Informática brasileira: permanências e transformações (1958-1992)
Coordenador: Marcelo Vianna
- MBYÁ-GUARANI NAS PERIFERIAS URBANAS NO SUL DO BRASIL: A CONTINUIDADE DO COLONIALISMO EUROPEU EM MEIO AO CAPITALISMO PREDATÓRIO
Coordenador: Maria Cristina Schefer
- Saberes colaborando para a construção de uma Educação Inclusiva
Coordenador: Simone Cazzarotto
- Trajetórias de escolarização dos pessoas surdas: Caminhos para o Ensino Superior
Coordenador: Lidiane Barreto Alves Zwick
- Intencionalidade e Coordenação em Políticas de Desenvolvimento Local/territorial: prioridades governamentais do RS – 2007-14, sob a perspectiva do desenvolvimento endógeno
Coordenador: Sergio Roberto Kapŕon
- A pesquisa e a produção de conhecimentos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RS: Um estudo de casos múltiplos sobre Iniciação Científica dos estudantes de Ensino Médio Técnico
Coordenador: Elisa Daminelli
- Projeto de Tradução de How Late It Was, How Late de James Kelman (1994)
Coordenador: Luis Felipe Rhoden Freitas
- OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS E DE APRENDIZAGEM NUMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS VIRTUAL DE COMPRADORES PÚBLICOS
Coordenador: Adriana Pancotto
- O processo de aprendizagem de contabilidade através de ferramentas digitais
Coordenador: Cintia Lisiane da Silva Renz
- MÃOS SINALIZANTES: Recurso Educacional Digital para o ensino e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras por ouvintes
Coordenador: Aline Dubal Machado
- O USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS UTILIZANDO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENGENHARIA DE CONHECIMENTO
Coordenador: João Paulo Agostini
- Desenvolvimento de produto educacional vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT IFSul
Coordenador: Eloise Bocchese Garcez
- Processo de Aprendizagem por Piaget do Conceito Relacionamento Interpessoal
Coordenador: Claudia Simone Cordeiro Pelissoli
- Os sentidos do trabalho nos discursos de estudantes do Programa Proeja em oferta de Ensino Médio Integrado
Coordenador: Gabriel Silveira Pereira
- O Currículo das Escolas forma as Juventudes Contemporâneas para o trabalho
Coordenador: Marinez Mauer
- ANÁLISES PALEOAMBIENTAIS MULTI-PROXY DA PLANÍCIE COSTEIRA CATARINENSE (PRAIA DA PINHEIRA, BRASIL) DURANTE O HOLOCENO
Coordenador: Wagner Guimarães da Silva
- Desenvolvimento de produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica
Coordenador: Hylariane Rosa Ribeiro Artmann
- UM SIMULADOR ROBÓTICO PARA DESASTRES NATURAIS CONSIDERANDO DISTÚRBIOS AMBIENTAIS
Coordenador: Marcelo Paravisi
- Realidade Aumentada como Inovação das Práticas de Leitura
Coordenador: Luana Monique Delgado Lopes
EDITAL IFRS Nº 078/2017 – APOIO A PROJETOS COOPERADOS DE PESQUISA APLICADA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO:
- A concessão pública da imprensa e a pluralidade de discursos: a violação do acesso à informação a partir de indicadores
Coordenador: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Discentes: Leonardo Pereira dos Santos
Resumo da Proposta: A liberdade de expressão confunde-se com a liberdade da imprensa: enquanto a liberdade de expressão trata do direito individual à palavra, à opinião, ao pensamento, a liberdade da imprensa, na atualidade, decorre do direito a imprimir de empresas cujo objetivo é gerar lucro. Nesse sentido, a liberdade da imprensa e a lógica da propriedade privada andam atreladas, de modo que uma empresa possa assumir-se como sinônimo da liberdade de expressão de um coletivo. Conforme Lima (2012), atualmente, no Brasil, os veículos de comunicação têm o objetivo de gerar lucro aos seus controladores, a fim de garantir sua permanência no mercado. Além disso, a representação dos fenômenos, elaborada pela imprensa, envolta em argumentações éticas e morais, muitas vezes é considerada um retrato da realidade, enquanto é, de fato, apenas uma narração. Neste sentido, pergunta-se: É possível, através da linguística computacional, identificar e analisar automaticamente os posicionamentos nas narrativas presentes nas reportagens de capa publicadas no primeiro semestre de 2017 pelas quatro maiores revistas semanais de informação geral do Brasil (CartaCapital, Época, IstoÉ e Veja)? O desenvolvimento dessa pesquisa envolve três partes: consulta bibliográfica acerca dos gêneros jornalísticos, construção do corpus e análise da narrativa em três níveis linguísticos (lexical, sintático e semântico).
- Aproveitamento do subproduto da noz da macadâmia
Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto
Discentes: Juliana Davoglio Estradioto
Resumo da Proposta: A diminuição de resíduos e emissões é um dos preceitos utilizados na produção mais limpa, os quais podem ser aplicados diretamente no aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, a agregação de valor a esses produtos é de interesse econômico, social e ambiental. No entanto é necessário que sejam desenvolvidos estudos para que a utilização desses resíduos seja eficiente, econômica e segura. Neste contexto, o aproveitamento integral de produtos e sua aplicação na otimização de processos biológicos ou químicos torna mais viável a produção de polissacarídeos microbianos e materiais adsorventes, por exemplo. Portanto, o objetivo geral deste projeto é aproveitar integralmente o resíduo agroindustrial da noz da macadâmia. A solução para o problema apresentado é aproveitar a casca e o carpelo da macadâmia como insumo na produção de goma xantana e de materiais biossorventes. A goma xantana possuí uma vasta possibilidade de aplicação nas indústrias de alimentos, farmacêutica e de cosméticos. Já os materiais biossorventes são de suma importância para a produção de alternativas de tratamentos de soluções aquosas com grandes quantidades de metais pesados.
EDITAL IFRS Nº 079/2017 – APOIO A PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE HABITATS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
- Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários – IFRS Campus Osório
Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer
Discentes: Lusardo Sant’Anna Bittencourt
Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários do IFRS-Osório é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e de promoção de ações que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho, aliado à melhoria da qualidade de vida de sua população. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários singulares com potencial econômico para melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, buscando a ampliação de serviços produtivos, geração de tecnologias sociais adequadas, ações cooperadas e em rede, ampliação da comercialização e inserção dos empreendimentos nos espaços de governança e coordenação existentes, bem como seu estímulo e aprimoramento. O programa divide-se em quatro fases, sendo a fase 1 (publicação e seleção de empreendimentos com viabilidade e perfil de incubação) e 2 (elaboração de diagnóstico interdisciplinar e participativo da situação dos empreendimentos selecionados, bem como da cadeia/rede produtiva que envolve o empreendimento e desenvolvimento de “Plano Específico de Incubação”) de pré-incubação; a fase 3 (com rotinas de assessorias conjuntas com o empreendimento e com toda a equipe e assessoria pontual das áreas contempladas) de incubação; e a fase 4 de pós-incubação ou desincubação (quando o empreendimento é desligado gradativamente da Incubadora, com reuniões periódicas e adesão à “rede local de economia solidária”). Espera-se também articular com o curso de Análise de Sistemas, para o desenvolvimento futuro de Tecnologias Sociais, como ferramentas abertas de software para a gestão (incluindo o plano potencial de produção e oferta) e portais web (para comunicação e venda aos consumidores finais).
EDITAL IFRS Nº 31/2018 – PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs
- A imprensa pedagógica em Osório: revistas e jornais presentes no Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho
Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Discentes: Diana Patricia Mauer
Resumo da Proposta: Desde 2013, desenvolve-se projetos junto ao Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho, vinculado à Assessoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Osório. Até o presente momento, tais trabalhos dedicaram-se à identificação, catalogação e análise de periódicos locais. Além da catalogação, ocorreu a transcrição de notícias relacionadas à temática educacional. A presença em tal espaço possibilitou, além do trabalho com os documentos que até então se constituíram em objetos, a identificação de outros objetos de pesquisa. O projeto “Imprensa e História da Educação: Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho” vislumbrou identificar documentos que precisam passar pelo mesmo processo que os jornais. Tal projeto apontou notadamente para o que é denominado, no âmbito da História da Educação, como imprensa pedagógica. Inicialmente, a coordenadora da referida instituição apresentou-nos as revistas produzidas pela Escola Polivalente, denominadas “Polivisão”. Em seguida, foram identificados jornais das Escolas General Osório e Marquês do Herval. Além disso, a Revista Planador pode ser considerada como imprensa pedagógica, tendo em vista que dedicava espaço específico para a educação. Nesse sentido, o presente projeto propõe-se a identificar, catalogar e analisar os órgãos de imprensa pedagógica constantes no acervo do Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho.
- O computador em debate: visões da Imprensa sobre a Informática e sociedade brasileira (1971-1991)
Coordenador: Marcelo Vianna
Discentes: Jaciara Francisco
Resumo da Proposta: A proposta da pesquisa é traçar uma história social da Informática brasileira a partir da Imprensa escrita entre os anos 1970 e 1980, de modo a perceber como se procedeu a disseminação da Informática na sociedade do país. Reconhece-se que a Informática foi um campo de interesse político e estratégico no Brasil, levando-se em conta a expansão econômica vivenciada no país nas décadas de 1960 e 1970, o que justificou investimentos de grandes empresas multinacionais (IBM, Burroughs) e o nascimento de uma indústria nacional de computadores e periféricos, que acabaram por informatizar o país no período. Nos anos 1980, com ascensão dos microcomputadores, houve maior “popularização” da Informática através do surgimento de novos fabricantes, cursos de microinformática e publicações especializadas. A Imprensa pareceu ter papel importante para que essas ações fossem divulgadas na sociedade e funcionassem como contrapontos aos rumos políticos do Estado, como as críticas sobre a Política Nacional de Informática. Igualmente, os diferentes veículos da Imprensa escrita debateram a incorporação social da Informática, desde o papel do computador nos meios produtivos até os clubes de informáticos que visavam dominar o artefato tecnológico e usufruir seus benefícios tecnológicos. A pesquisa visa traçar como a Imprensa, ao longo do período, produziu notícias sobre a Informática; da mesma forma, como os grupos sociais envolvidos (empresários, tecnocratas, acadêmicos, entusiastas, jornalistas) apresentavam e debatiam suas ideias nos meios jornalísticos; por fim, identifica os diferentes perfis dos veículos de Imprensa (grandes jornais, revistas especializada) e suas principais preocupações a respeito da Informática no país.
EDITAL IFRS Nº 30/2018 PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/PIBITI/IFRS/CNPq
- História e memória da educação profissional: Escola Maria Theresa Vilanova Castilhos – Polivalente, Osório-RS
Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Discentes: Ezequiel Nunes Pires
Resumo da Proposta: No ano de 2016, realizou-se a digitalização do acervo fotográfico da Escola Maria Theresa Villanova Castilhos – Escola Polivalente. Entre 2017 e 2018, atuou-se no sentido da elaboração de um material impresso referente à história da instituição objeto da investigação proposta, notadamente relacionado à caracterização do acervo fotográfico da mesma, entre 1974 e 1996, respectivamente, sua fundação e promulgação da LDB. Entre 2018 e 2019, pretende-se aprofundar o estudo da instituição, realizando-se uma investigação baseada em três eixos: o acervo fotográfico, a Revista Polivisão (produzida por docentes da instituição e com a colaboração de discentes, circulou na década de 1980 e é um dos objetos de pesquisa do projeto ‘A imprensa pedagógica em Osório: revistas e jornais presentes no Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho’) e as memórias de professores que participaram da produção do referido periódico. Objetiva-se produzir um acervo oral sobre a história da instituição e da revista, bem como sobre o pensamento educacional que circulou em Osório durante a década de 1980. Entende-se que o estudo da história e memória de uma instituição de educação profissional contribui para a compreensão do papel do próprio IFRS enquanto órgão formador dessa forma de ensino. Além disso, a realização de estudos sobre a região em que os campi se encontram inseridos, faz parte do compromisso social do IF com esses locais. Com relação aos referenciais teórico-metodológicos, a pesquisa proposta delineia-se a partir da História da Educação, notadamente da Educação Profissional.
- A constituição da profissionalidade docente de futuros professores de língua inglesa
Coordenador: Rafaela Fetzner Drey
Discentes: Maiara Dalpiaz dos Santos
Resumo da Proposta: Considerando a importância da formação inicial de novos docentes de língua inglesa, a presente proposta de pesquisa visa compreender, sob a ótica dos próprios licenciandos ao vivenciarem as primeiras experiências práticas de ensino no curso, as diferentes dimensões que compõem o trabalho dos futuros professores de línguas participantes do estudo (a prescrição, o trabalho real/concretizado e o trabalho representado), ou seja, como um aluno de licenciatura se torna professor e que fatores influenciam (positiva ou negativamente) nesse processo de constituição profissional. Pretende-se verificar em que medida a articulação entre as dimensões teórica e prática têm ocorrido em um curso de Licenciatura em Letras do Litoral Norte do RS bem como avaliar se essa articulação tem sido frutífera no sentido de possibilitar que os licenciandos se constituam como professores de língua inglesa ao longo do curso. Para dar conta deste objetivo, serão analisados relatos dos alunos de forma discursivo-textual, buscando compreender como se constitui a profissionalidade dos futuros docentes nas dimensões prescrita e realizada, levando em conta a representação que os participantes fizeram de sua própria atuação. Com isso, buscamos entender de que forma a articulação entre os conteúdos teóricos e as atividades práticas tem ocorrido, com vistas a observar se as práticas são significativas na formação de futuros professores. Por fim, espera-se que os resultados forneçam subsídios para construir metodologias de formação inicial mais significativas – o que impactará em melhorias nas práticas de sala de aula e, consequentemente, se refletirá no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.
- O computador em debate: visões da Imprensa sobre a Informática e sociedade brasileira (1971-1991)
Coordenador: Marcelo Vianna
Discentes: Jéssica Renata Santos Silva
Resumo da Proposta: A proposta da pesquisa é traçar uma história social da Informática brasileira a partir da Imprensa escrita entre os anos 1970 e 1980, de modo a perceber como se procedeu a disseminação da Informática na sociedade do país. Reconhece-se que a Informática foi um campo de interesse político e estratégico no Brasil, levando-se em conta a expansão econômica vivenciada no país nas décadas de 1960 e 1970, o que justificou investimentos de grandes empresas multinacionais (IBM, Burroughs) e o nascimento de uma indústria nacional de computadores e periféricos, que acabaram por informatizar o país no período. Nos anos 1980, com ascensão dos microcomputadores, houve maior “popularização” da Informática através do surgimento de novos fabricantes, cursos de microinformática e publicações especializadas. A Imprensa pareceu ter papel importante para que essas ações fossem divulgadas na sociedade e funcionassem como contrapontos aos rumos políticos do Estado, como as críticas sobre a Política Nacional de Informática. Igualmente, os diferentes veículos da Imprensa escrita debateram a incorporação social da Informática, desde o papel do computador nos meios produtivos até os clubes de informáticos que visavam dominar o artefato tecnológico e usufruir seus benefícios tecnológicos. A pesquisa visa traçar como a Imprensa, ao longo do período, produziu notícias sobre a Informática; da mesma forma, como os grupos sociais envolvidos (empresários, tecnocratas, acadêmicos, entusiastas, jornalistas) apresentavam e debatiam suas ideias nos meios jornalísticos; por fim, identifica os diferentes perfis dos veículos de Imprensa (grandes jornais, revistas especializadas) e suas principais preocupações a respeito da Informática no país.