Início do conteúdo

Projeto Turismo Rural colabora com a implementação de feiras no Morro da Borússia


Festival Multicultural Rural será no dia 17 de dezembro, no Morro da Borússia

Uma das principais frentes de trabalho do “Projeto Turismo Rural”, desenvolvido pela Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público (Ires) do Campus Osório começa a ser colocada em prática com a realização do Festival Multicultural Rural – Edição Especial de Natal. O evento acontece no dia 17 de dezembro de 2022, a partir das 16h, na comunidade São Sebastião, no Morro da Borússia. Vai contar com exposições, apresentações culturais, artesanatos, city tour, feira de produtos orgânicos e roda de conversa.

O Festival foi confirmado após uma reunião com a Prefeitura de Osório, em 10 de novembro, com presença das instituições parceiras dessa iniciativa: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, grupos Osório Rural e Sal da Terra (do município de Caraá) e Conselho Municipal de Turismo.

Reunião com a Prefeitura de Osório para definições sobre o evento

O professor Márcio Pozzer, coordenador da Incubadora, ressalta que demanda de criação de uma feira cultural permanente no Morro da Borússia surgiu do trabalho de assessoria feito desde julho com o grupo Osório Rural, formado por empreendedores da localidade que trabalham com produção agroecológica e estão abrindo suas propriedades para atividades turísticas. “O intuito é que estas feiras sirvam de atrativo para quem visita o morro, dando acesso aos bens culturais que são produzidos naquela comunidade”, enfatiza.

Durante o ano, o grupo do “Projeto Turismo Rural” vem participando de reuniões para implementação da iniciativa: recebeu o Conselho Municipal de Turismo no Campus Osório e esteve na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório com a Emater e empreendedores do Morro da Borússia.

 

Sobre o projeto

Coordenado pelos professores Márcio Pozzer, João Paulo Agostini e Bianca Pugen, o “Projeto Turismo Rural”, que  encontra-se em fase de diagnóstico, deve auxiliar os empreendedores com estratégias de governança, planos de negócios, planejamento de marketing, montagem de roteiros, desenvolvimento de plataformas de comunicação e vendas entre outras possibilidades. Para a Incubadora, o turismo do Litoral Norte deve ter centralidade nas estratégias de desenvolvimento.

Fim do conteúdo