Geral
Participe dos projetos Mais Matemática e OBMEP na Escola
Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Osório e região podem participar dos projetos “Mais Matemática” e “OBMEP na Escola”. As ações de extensão são coordenadas pelo professor Josias Neubert Savóis e tem encontros semanais. Para participar, encaminhe um e-mail para [email protected] ou compareça no dia da atividade. Saiba mais sobre cada atividade e participe:
Mais Matemática
O projeto de extensão visa preparar os estudantes na área da matemática para os processos seletivos necessários à continuidade dos estudos. Tem como público-alvo os concluintes do ensino médio de escolas públicas da região. Os encontros ocorrem nas sextas-feiras pela manhã, das 10h20 às 12h, no Laboratório de Matemática – Bloco C.
A iniciativa de desenvolver o projeto surgiu da demanda de alguns estudantes dos 3º e 4º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Osório, para que seja possível aprofundar os estudos na área da matemática a fim de obterem êxito nas seleções para a graduação e também garantirem uma bagagem matemática ampla e facilitadora para ingresso em cursos que tenham disciplinas de exatas.
Entre os principais objetivos do Mais Matemática estão:
- desenvolver conteúdos de matemática mais completos e com uma linguagem mais formal;
- abordar tópicos de matemática atraentes e que normalmente não são possíveis de serem trabalhados ao longo do Ensino Médio;
- cativar os estudantes que tenham afinidade com a área da exatas a prosseguir os estudos na área da matemática, principalmente no curso de Licenciatura ofertado no IFRS – Campus Osório;
- resolver provas de matemática de vestibulares de universidades federais e provas de ENEM de anos anteriores;
- estudar tópicos de matemática a partir da necessidade e sugestões dos estudantes.
OBMEP na Escola
O projeto é focado exclusivamente na preparação de estudantes para participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática.
Os encontros são nas quintas-feiras, pela manhã, das 9h30 às 12h, ou à tarde, das 14h30 às 17h, no Laboratório de Matemática do IFRS – Campus Osório (Bloco C). O professor destaca que, “além de reforçar o que mais é abordado pela OBMEP, serão ensinados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual”.
Entre os principais objetivos do projeto estão: relacionar os conteúdos abordados teoricamente com situações reais do cotidiano; mostrar métodos eficazes de resolução de problemas que não dependam somente de memorização de fórmulas; resolver problemas envolvendo geometria, aritmética e álgebra, interligando estas áreas da matemática; aumentar o número de interessados em participar de todas as fases da OBMEP, da OMIF e da Canguru da Matemática; e divulgar o curso de Licenciatura em Matemática do campus, incentivar os participantes do projeto a seguirem carreira na área da matemática.
Resultados obtidos por participantes
Em 2017, os jovens que integraram o projeto obtiveram excelente desempenho na OBMEP, com três menções honrosas, uma medalha de prata e uma medalha de ouro, destacando que as medalhas foram as únicas conquistadas por estudantes do município de Osório.
No ano seguinte (2018), dos três alunos que participaram da 2ª fase da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), dois haviam passado pelo “OBMEP na Escola”, um no mesmo ano e o outro em 2017. Além disso, cinco dos seis alunos da instituição que foram agraciados com menção honrosa na OBMEP participaram do projeto em 2017 ou 2018. Um conquistou medalha de bronze – inédita para o campus. E uma jovem externa à instituição conquistou medalha de prata.
Em 2019, os resultados foram ainda mais expressivos: na Canguru de Matemática o Campus Osório conquistou duas medalhas de prata, quatro bronzes e 3 menções honrosas, sendo que a maioria desses estudantes participaram do projeto em anos anteriores. Na OBMEP, todos os alunos premiados também já integraram a ação de extensão, e um deles conquistou a primeira medalha de prata do campus. Dois ficaram com o bronze e cinco levaram menção honrosa. A única medalha de ouro de Osório foi conquistada por um aluno do 8º ano que participou integralmente do projeto. Na OMIF, foi mais uma menção honrosa.
Em 2021, no retorno da OBMEP após o cancelamento da edição de 2020 devido à pandemia da Covid-19, o campus obteve novamente um excelente resultado, com uma medalha de prata e uma de bronze.