Aberto o período para ajuste de matrícula, aproveitamento de estudos e certificação de conhecimentos

Procedimentos acadêmicos está com período aberto

Iniciou na segunda-feira, 13 de setembro de 2021, o período para solicitações de ajuste de matrícula, de aproveitamento de estudos e de certificação de conhecimentos. Os pedidos podem ser realizadas até o dia 24 deste mês, através do SISTRAC – Protocolo Acadêmico, que pode ser acessado pelo Espaço do Estudante, onde também é disponibilizado o tutorial do sistema.

Os requerimentos de ajustes de matrícula permitem que os estudantes solicitem tanto o cancelamento de uma disciplina na qual estão matriculados, quanto a adição de uma disciplina na qual ainda não haviam realizado matrícula. Em ambas as situações, é preciso utilizar o campo ‘Descrição’ do requerimento, pois é nele que os estudantes explicam seus pedidos para as coordenações de curso.

Nos casos de adição de disciplina, é importante observar a lista com os horários dos cursos para evitar solicitar matrícula em uma disciplina ofertada no mesmo horário de outra em que o estudante já está matriculado (conflito de horário). Havendo conflito, a solicitação será negada – ao menos que, no requerimento de ajuste, o estudante informe o desejo pelo cancelamento da disciplina que ocupa o mesmo horário da solicitada.

Dentro deste período de ajustes também é possível submeter requerimentos de quebra de pré-requisito. Se deferidos pela coordenação de curso, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) procede com a matrícula, sem a necessidade de um segundo requerimento de ajuste, pelo entendimento de que a solicitação de quebra é também uma solicitação de matrícula.

Já as solicitações de aproveitamento de estudos e de certificação de conhecimento são regidas pelo Edital nº 37/2021, disponível no menu Editais, no site do Campus Osório. A partir dele é possível entender como cada requerimento funciona, ter acesso ao cronograma dos processos e também aos anexos necessários para o trâmite.