Ensino
Indicadores obtidos por meio do Enade confirmam a qualidade dos cursos do IFRS
Três cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dos campi Canoas e Farroupilha e Licenciatura em Matemática do Campus Canoas. O Campus Osório participou da avaliação com o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que obteve nota 4. A divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior ocorreu nesta terça-feira, 18 de dezembro de 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O CPC divulgado é dos cursos que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2017. No total, o IFRS teve 16 cursos superiores avaliados. Além dos três que obtiveram conceito cinco, oito cursos registraram conceito quatro; e cinco cursos tiveram a nota três.
O Conceito Preliminar de Cursos combina diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo, corpo docente e condições, como infraestrutura e recursos didático-pedagógico. Os dados do CPC subsidiam os atos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Com as notas obtidas, os cursos do IFRS terão a renovação de reconhecimento pelo MEC sem a necessidade de nova visita de comissão do Inep.
IFRS é a sexta instituição pública melhor avaliada no RS
Outro dado divulgado pelo Inep foi o Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. O IFRS obteve quatro em uma escala que vai até cinco. No Estado, os três institutos federais (IFRS, IFFar e o IFSul) obtiveram conceito quatro.
Considerando o IGC contínuo, o Instituto ficou como a sexta instituição pública de educação superior melhor avaliada no Rio Grande do Sul (entre dez instituições avaliadas) e como a 21ª instituição considerando as públicas e privadas do Estado (entre 110 avaliadas).
O IGC é realizado anualmente e considera a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) da instituição levantados no último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), a partir de dados da Capes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Os dados são referentes a 2017.
O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, avaliou positivamente os resultados obtidos. “Os conceitos obtidos individualmente pelos nossos cursos e, principalmente, o conceito institucional obtido pelo IFRS sinalizam um reconhecimento importante de que estamos nos consolidando como instituição de ensino de qualidade e, certamente, muito nos orgulham. Por outro lado, e mais importante que o próprio conceito, é o reconhecimento que temos das comunidades regionais onde estamos inseridos. Estamos no caminho certo e reafirmamos o nosso papel transformador!”, salientou o reitor.
> Confira os cursos do IFRS avaliados neste ciclo e os conceitos conquistados:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Campus Canoas – 5
Campus Farroupilha – 5
Campus Bento Gonçalves – 4
Campus Osório – 4
Campus Restinga – 3
Campus Sertão – 3
Campus Rio Grande – 3
Engenharia de Controle e Automação
Campus Farroupilha – 4
Engenharia Mecânica
Campus Erechim – 4
Campus Farroupilha – 4
Licenciatura em Matemática
Campus Canoas – 5
Campus Bento Gonçalves – 4
Campus Caxias do Sul – 4
Campus Ibirubá – 3
Licenciatura em Física
Campus Bento Gonçalves – 3
Pedagogia
Campus Porto Alegre – 4
A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) do IFRS, por meio do Departamento de Avaliação Institucional (DAI), tem a atribuição de acompanhar o processo de avaliação institucional do Instituto, incluindo o Enade, promovendo capacitação para os coordenadores de curso e assessoria permanente aos campi no que se refere à avaliação.