VEM AÍ: Colóquio As Mil Humanidades (7ª Edição)

Neste mês em que se celebra O Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, anunciamos a realização da 7ª edição do Colóquio As mil Humanidades, cujo subtítulo é “Políticas-públicas e relações étnico-raciais em disputa”. O evento está previsto no calendário acadêmico local e é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirubá.

A escolha desse subtítulo ou subtema, dentro de um evento que tem como foco pensar as múltiplas faces do humano, não foi aleatória, afinal sabemos que as relações étnico-raciais se dão em um espaço de disputa, de embate político, ideológico, econômico, social, entre outros vieses que tal temática possa suscitar.

Os/a convidados/a vêm colocar em pauta temas e discussões urgentes e necessárias a esse contexto:

• Rodrigo Kuaray, indígena da etnia Guarani, retorna ao nosso evento com o objetivo de nos (in)formar sobre a questão do marco zero e as implicações disso sobre a demarcação de terras para os povos indígenas.
  •  Arleandra do Amaral vem para contribuir, a partir de suas pesquisas, com a questão da educação para as relações étnico-raciais, com ênfase na formação da identidade étnico-racial na infância.
  •  Matheus Gomes, jovem negro que desponta como uma liderança política ao ser eleito vereador na capital gaúcha no último pleito eleitoral, abordará como ficam as relações étnico-raciais diante do atual cenário político brasileiro.

O evento ocorrerá na segunda quinzena de novembro e início de dezembro, em três semanas consecutivas, nos dias 18 e 24 de novembro e 02 de dezembro, sempre no horário das 19h, com transmissão pelo canal do youtube do IFRS Campus Ibirubá.

Lembramos a todos e todas que a certificação será feita por encontro, sendo liberado, ao final de cada transmissão, um formulário para registro de presença.

Destacamos ainda que a educação para as relações étnico-raciais está prevista nos PPCs dos cursos e nos documentos que norteiam os processos educativos tanto no IFRS quanto em outras instituições educacionais, além de ser pauta na área dos direitos humanos e justiça social, sendo relevante e necessária à comunidade de servidore(a)s e estudantes e externa a realização dessa formação.

Texto: Profª. Drª. Silvani Lopes Lima