Time de Futsal disputa JIF nacional

Bola em quadra e sorriso largo marcam os preparativos do time de futsal do IFRS para os Jogos dos Institutos Federais Etapa Nacional, que acontecem de 16 a 21 de outubro no Centro Olímpico do Nordeste em Fortaleza-CE. A delegação é composta por sete alunos do Campus Ibirubá, dois do Campus Caxias do Sul e um do Campus Bento Gonçalves, coordenados pela professora Daiane Trentin e acompanhados pelos professores Helder de Quadros e Vitor Hugo Silveira.

O professor Helder comenta que o cansaço é grande e a rotina de treinos é pesada desde a final da etapa sul brasileira, mas nada que tire a euforia dos atletas. Desde quinta-feira, dia 11, eles treinam manhã e tarde no módulo esportivo de Ibirubá.

A delegação chega em Fortaleza na tarde do dia 16, para a abertura do evento que acontece à noite e no dia seguinte já começam as disputas. Na primeira fase, os jogadores do IFRS estão na Chave A e enfrentam o time do IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul), que representa o centro-oeste, e o IFCA (Instituto Federal do Acre), que representa o norte. Na Chave B ainda estão os times do IFF (Instituto Federal fluminense), IFPI (Instituto Federal do Piauí) e IFCE (Instituto Federal do Ceará).

O primeiro jogo é contra o IFMS e acontece na quinta-feira, às 17h, a final está prevista para domingo, 21, às 10h. O aluno Arthur Hemann, do terceiro ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado do Campus Ibirubá, é um dos jogadores do time do IFRS, ele destaca que a primeira fase foi a mais difícil, mas que desde o início o objetivo era chegar na etapa nacional, sobre a expectativa para essa fase, ele declara: “Ainda não caiu a ficha, acho que só vai cair quando chegarmos lá. Vai ser difícil, vamos ter que lutar por isso, o primeiro objetivo já foi conquistado, de estar no nacional, agora vamos ao segundo que é conquistar o bicampeonato”.

No ano passado, a equipe já foi vencedora da etapa nacional na modalidade futsal, o que os deixa com ainda mais responsabilidade nesse ano, pois segundo o time, todo mundo quer vencer o campeão.

O Campus Ibirubá está na torcida, desejando boa sorte aos nossos atletas e esperando que se sagrem campeões mais uma vez.