Simpósio do Curso Técnico em Agropecuária traz novos conhecimentos para os estudantes

O 8º Simpósio do Curso Técnico em Agropecuária aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e trouxe diversos temas relacionados a área para aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes. Em paralelo ao evento, ainda aconteceram o 3º Colóquio de Agroecologia e a 3ª Mostra da Biodiversidade.

A defesa de estágios dos estudantes do último ano do curso técnico em Agropecuária fez parte da programação e mostrou aos alunos que estão inciando o curso ou o estágio como foram as experiências dos colegas, destacando pontos positivos e negativos do mercado de trabalho que acompanharam na prática.

Foram seis palestras que aconteceram no decorrer dos três dias de evento, abordando temas diversificados como: Manejo em confinamento de bovinos de corte; Suinocultura; Reciclagem Orgânica; Modo de ação de inseticidas e manejo da resistência; Inserção da agricultura familiar nas instituições públicas e privadas; Integração da lavoura e pecuária. Cada palestrante abordou conceitos técnicos e práticas que são adotadas nessas áreas, esclarecendo dúvidas e proporcionando novos conhecimentos para os alunos, que participaram em larga escala.

Aconteceram também oficinas nas áreas de: Reciclagem orgânica, soldagem, noções de eletricidade para propriedades rurais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Nessa oportunidade, muitos saberes teóricos observados durante as palestras puderam ser colocados em prática. Os alunos ainda tiveram espaço para apresentar trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de sociologia e química.

Por fim, a agroecologia teve espaço no segundo dia do evento, mas assuntos relacionados a essa área foram abordados nos demais dias, dentro de diferentes temáticas. A mostra de biodiversidade contou com flores, frutas e sementes de diversas espécies cultivadas tanto dentro do Campus Ibirubá como por produtores locais, fornecendo uma perspectiva visual da diversidade de espécies presentes na região.