Servidores do Campus Ibirubá compartilham experiências em EAD

O Ensino à Distância (EAD) do Campus Ibirubá começa a tomar forma e servir como base para outros campi da instituição. Na sexta-feira, 7 de dezembro, o coordenador de desenvolvimento institucional, Edimar Manica, e o coordenador de EAD, Felipe Capeleto, foram convidados pelo Campus Erechim para relatar suas experiências no ensino à distância.

Na oportunidade, Edimar comentou a respeito da utilização do EAD em cursos presenciais, pois de acordo com legislações específicas, uma porcentagem da carga horária pode ser ministrada a distância, geralmente esse percentual gira em torno de 20%. Na Especialização em Ensino, Linguagens e Suas Tecnologias, oferecida pelo Campus Ibirubá, a implantação de módulos EAD facilitou a presença de estudantes de localidades mais distantes, pois a periodicidade das aulas presenciais foi reduzida.

A metodologia utilizada é conhecida como sala de aula invertida, onde os estudantes têm um primeiro contato com o conteúdo de forma online e posteriormente debatem o assunto em sala de aula, esclarecendo dúvidas e gerando questionamentos. Segundo Edimar, houveram dificuldades iniciais, como o cálculo da quantidade de material necessário para suprir a carga horária online, visto que cada estudante possui um ritmo próprio de estudo e também a instabilidade do sistema utilizado, o moodle. No entanto, esses problemas foram resolvidos de forma a proporcionar uma experiência enriquecedora para os estudantes.

Felipe aproveitou a oportunidade para explicar como funciona o EAD em outras instituições, utilizando como exemplo uma instituição de ensino superior na qual trabalhava nessa área anteriormente. Na atividade ainda foi utilizada uma estratégia de gamificação com o Kahoot, um aplicativo que permite a resposta de perguntas por meio de smartphone, tornando o trabalho mais descontraído e atrativo para o público.