Servidoras do Campus Ibirubá Visitam Agroindústrias Familiares

De acordo com a Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009, no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Essa lei objetiva o emprego de uma alimentação saudável e adequada nas escolas, fazendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares, apoiando o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar.

Para realizar as aquisições, é necessário que o Campus conheça a realidade local e os produtos oferecidos na comunidade na qual está inserido. Para isso, as servidoras Tássia e Bárbara, responsáveis pela área de Tecnologia em Alimentos, visitaram duas agroindústrias do município de Ibirubá no mês de maio: a Agroindústria de Panificados Delícias Camponesas e a Agroindústria Horto Hortelã. As visitas fazem parte do planejamento da quarta Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar, modalidade esta realizada anualmente no Campus Ibirubá, e em que estas agroindústrias são participantes. Com isso, a equipe procura estreitar o relacionamento entre a Instituição e as agroindústrias, possibilitando o aumento da diversidade de produtos ofertados na merenda dos estudantes.