Semana Acadêmica da Matemática Debate Base Nacional Comum Curricular e Formação Continuada

A Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática aconteceu de 17 a 19 de setembro e debateu temas pertinentes para a profissão que seus egressos irão seguir.

Na primeira noite o tema foi “Possibilidades e Perspectivas com a Base Nacional Comum Curricular”, a palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Malcus Cassiano Kuhn, do IFSul Campus Lajeado. Durante o evento, Malcus procurou explanar sobre a nova base e como os professores podem trabalhar para conseguir o melhor resultado dentro do modelo proposto.

Na segunda noite, a atenção foi voltada para a palestra do Prof. Me. Sandro Amorim de Souza, do IFFar Campus Santo Augusto, o viés foi para as contribuições do Grupo Reflexivo como formação continuada em matemática e professores dos anos iniciais, na qual o palestrante explicou o que é um grupo reflexivo e como utilizar essa técnica para o aperfeiçoamento do ensino, tanto no curso de matemática quanto para trabalhar com estudantes em séries iniciais, onde os desafios podem ser ainda maiores.

A atividade foi encerrada na quarta-feira, 19, com oficinas pedagógicas ministradas pelos próprios estudantes do curso versando sobre temas como lógica, jogos matemáticos, ensino de conteúdos de matemática com auxílio de meios tecnológicos.