Reflexões sobre Gênero e Sexualidade são temas de evento do NEPGS

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS Campus Ibirubá realizou um evento com vistas a debater e refletir sobre gênero e sexualidade.  A atividade iniciou na manhã de 4 de setembro, terça-feira, com a abertura feita pelo núcleo e o coletivo Ovelhas Negras, formado por estudantes do Campus Ibirubá. Em seguida, Stela Nazareth Meneghel ministrou a palestra “Violência contra a mulher e feminicidio”, que abordou temas importantes para as mulheres da sociedade atual. A palestra de Stela teve vários momentos de conversa entre os participantes, abrindo espaço para que cada um compartilhasse suas dúvidas e vivências sobre o tema.

Stela destacou o papel da construção da sociedade para a manutenção ou para a luta contra os abusos perpetuados contra as mulheres, ela situou esses casos como reflexos de sociedades desorganizadas e categorizou instituições que auxiliam na reprodução desses comportamentos, como igrejas que são tradicionalmente misóginas e conservadores. O conservadorismo também foi foco da fala, pois de acordo com a palestrante, um governo conservador se reflete na precarização dos serviços para as mulheres, como a lei Maria da Penha, que define que as mulheres devem ser atendidas por outras mulheres, mas Stela esclarece que nem sempre essas vítimas sentir-se-ão acolhidas, pois o comportamento machista também se reflete em algumas mulheres que realizam o atendimento, pois o fato de ser mulher nem sempre é suficiente para torná-las parceiras. Ainda mencionou sobre o silenciamento promovido por esse estereótipo conservador.

Após a palestra, estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado realizaram uma apresentação cultural voltada para as mulheres e contra o machismo. Durante a tarde, foram disponibilizadas quatro oficinas:

• Aspectos da Cultura Machista no Cancioneiro Gaúcho – ministrada por Maurício Lopes Lima e que versou sobre elementos da cultura machista presentes nas letras de músicas gauchescas.
  • Sociedade Sexista às Avessas: reflexões sobre o tema – ministrada por Paula Gaida Winch e Julia Wendling e que versou sobre como seria se os homens desempenhassem papéis atribuídos às mulheres nos dias de hoje.
  • Inventando Histórias e Discutindo Relacionamentos – ministrada por Vanessa Castro e que, a partir da criação de histórias, discutiu relacionamentos e problematizou as desigualdades presentes nessas relações.
  • Quebrando Armários – ministrada por Fernanda Novatsky de Oliveira e Camila Pedersen Zeilmann que procurou incentivar as participantes a manifestar elementos de suas rotinas que as fizessem sentir “presas”, expressando corporalmente atos de libertação para a composição de fotografias.

Ao final do evento, os participantes puderam ter uma visão mais aprofundada sobre a situação da mulher na sociedade atual, bem como os desafios e conquistas que estão pela frente.